CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 11 de junho de 2014

NASF de Floresta Azul promove Oficina de Shantala para bebês

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Nasf
 O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), em parceria com a Prefeitura de Floresta Azul e a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo um trabalho mensal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município sob a responsabilidade da Fisioterapeuta Aurilecy Maíra Cardoso.
A ação do Nasf visa o ensinamento prático da massagem Shantala para bebês com idade de um mês de nascidos até um ano de vida. Através do projeto, as mães estão sendo orientadas sobre a importância e benefícios da Shantala para os bebês. Além do prazer de tocar e ser tocado, a massagem proporciona ao bebê um sono mais tranquilo, ativa a circulação sanguínea e linfática, favorece o desenvolvimento sensório motor, contribui para o melhor funcionamento do sistema gastrointestinal e endócrino, estimula e melhora o padrão respiratório e fortalece todo o sistema muscular e as articulações do bebê.
A oficina de massagens teve início na manhã de quinta-feira (5), na UBS Heleno Braz, com a participação de várias mães, que receberam vasto material informativo e toalhinhas de brinde da equipe do NASF. Os próximos grupos serão agendados para o segundo semestre de 2014. Segundo a Fisioterapeuta Maíra Cardoso, “a massagem para bebês é uma das melhores maneiras para aproveitar o poder do toque em benefício de seu filho. Milenar, a Shantala é uma técnica que transmite amor através das mãos”.

O que é Shantala:
Originária do sul da Índia, a massagem foi trazida para o Ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer que, ao observar uma mãe massageando os filhos em uma rua de Calcutá, ficou encantado com a beleza dos movimentos e resolveu batizar a seqüência com o nome da mulher que a praticava: Shantala. 
Baseada nos mesmos princípios do yoga e da medicina ayurvédica, a shantala é indicada para recém-nascidos a partir de um mês de idade, quando a pele já está mais preparada e o umbigo cicatrizado. Seu objetivo é relaxar a criança, eliminar tensões, bloqueios, insônia e choro sem motivo aparente, proporcionar segurança, elevar a autoestima e, principalmente, equilibrar os sistemas energéticos e emocionais.
Também atua na cura de disfunções orgânicas, como cólicas, gases, prisão de ventre e problemas respiratórios e pode ser praticada em crianças com traumas de nascimento, carência afetiva e desequilíbrio neurológico. Segundo os especialistas, a shantala proporciona ao bebê sensações semelhante àquelas que ele tinha ainda na barriga da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...