CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Publicação baiana “Mulheres de Axé” destacará trabalho de religiosas de matrizes africanas




Foto divulgação

 Iniciativa conta com apoio do Governo da Bahia e será viabilizada por meio de convênio assinado nesta terça-feira (20), em Salvador.

Religiosas de matrizes africanas terão trajetória registrada em livro que será publicado na Bahia. A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo da Bahia, através das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil e ONG Ação pela Cidadania. Para viabilizar a ação, um convênio será assinado nesta terça-feira (20), em evento realizado a partir das 8hs, no Dique do Tororó, em Salvador.

A publicação contará a história de 150 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo.  É uma valorização pela história de luta, ações empreendedoras e de resistência das religiosas, fundamentais para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas. O material destacará o esforço destas lideranças para manutenção das suas comunidades frente às diversas perseguições e invisibilidade histórica das mulheres do segmento.

Antes da assinatura do convênio, já por volta das 4hs, acontece a Alvorada dos Ojás, quando militantes do movimento negro envolverão diversas árvores do entorno do Dique do Tororó, com tecidos brancos utilizados nos rituais de candomblé. Os Ojás são elementos sagrados utilizados para indicar o axé e a força que alavanca o mundo através da natureza. O ato está sendo associado à série de atividades do “Novembro Negro” e ao período da mobilização dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Ascom SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...