Despacho foi publicado nesta sexta-feira no 'Diário Oficial da União'.
Representantes da TIM e da Anatel devem se reunir nesta 6ª, em Brasília.
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta
sexta-feira (16) no "Diário Oficial da União" (DOU) a suspensão da
comercialização da promoção "Infinity Day", da TIM.
A medida é mais um revés para a empresa do grupo Telecom Italia, que
teve sua imagem abalada nos últimos meses após uma suspensão das vendas
móveis em julho e de acusações de que derrubava certas chamadas para
forçar usuários a realizarem novas ligações.
Segundo o texto publicado no DOU, a Anatel considera a "potencial
instabilidade na rede de suporte ao SMP (Serviço Móvel Pessoal), bem
como o prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários em
geral da TIM Celular, em razão da promoção 'Infinity Day'".
O pacote promocional em questão permite ao usuário fazer quantas
chamadas locais desejar para celulares da rede da TIM ao preço de R$
0,50 num mesmo dia, com duração ilimitada, sendo tarifada apenas a
primeira ligação local do dia, de acordo com informações da promoção no
site da TIM.
Segundo o site da TIM, a promoção irá de 11 de novembro a 15 de
janeiro. Um plano similar vale para chamadas interurbanas e fixas também
dentro da rede da TIM. Segundo a Anatel, o promoção estava sendo
veiculada pelo menos nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e
Amazonas, além do interior de São Paulo.
Considerados "ilimitados" pela operadora, os diversos pacotes
"Infitiny", que incluem também planos de dados, têm sido uma estratégia
bem-sucedida da TIM, levando a operadora no ano passado ao segundo lugar
da telefonia móvel no país em número de assinantes.
Em entrevista dada ao G1 na véspera, o presidente da Anatel, José Rezende, disse que representantes da TIM e da Anatel vão se reunir nesta sexta, na sede da agência, em Brasília, para discutir a suspensão.
Dados sobre impactos
Segundo Rezende, a TIM terá de apresentar dados mostrando que a promoção não irá impactar a rede de forma a piorar a qualidade do serviço. Se isso ficar comprovado, a operadora vai poder voltar a fazer a promoção.
Segundo Rezende, a TIM terá de apresentar dados mostrando que a promoção não irá impactar a rede de forma a piorar a qualidade do serviço. Se isso ficar comprovado, a operadora vai poder voltar a fazer a promoção.
No entanto, o presidente da Anatel disse que não sabe quando isso poderá ocorrer.
Ainda de acordo com Rezende, a Anatel avalia que a TIM deveria ter
informado o início da promoção, o que não foi feito. As empresas de
telefonia celular não são obrigadas a comunicar esse tipo de oferta,
mas, para o presidente da agência, nesse momento a medida era necessária
porque as ações da TIM, assim como de Oi e Claro, estão sendo
acompanhadas pela Anatel devido ao aumento das reclamações dos clientes.
Na quinta-feira, a TIM informou, por meio de sua assessoria de
imprensa, que recebeu ofício da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) pedindo a suspensão de uma promoção da operadora, lançada na
última terça-feira (13).
A TIM disse, em nota, que "foram transmitidas para a agência todos os
detalhes técnicos e mercadológicos da iniciativa, que é limitada em 19
cidades para oportuna analise conforme regulamentação em vigor".
Suspensão de vendas
Em julho deste ano, a TIM teve a venda suspensa pela Anatel, em 18 estados mais o Distrito Federal, por conta das reclamações registradas entre janeiro de 2011 e junho deste ano.
Em julho deste ano, a TIM teve a venda suspensa pela Anatel, em 18 estados mais o Distrito Federal, por conta das reclamações registradas entre janeiro de 2011 e junho deste ano.
As vendas foram liberadas depois de mais de dez dias de suspensão
porque a operadora apresentou um plano de melhoria de rede, que foi
considerado satisfatório pela Anatel.
Na época da liberação, o presidente da Anatel, José Rezende, afirmou
que as empresas se comprometeram a cumprir metas trimestrais de melhoria
em suas redes e seus serviços e fiscalizaria o cumprimento dos planos
em cada um dos estados. Segundo o G1 apurou, a agência deve se
manifestar até o fim do mês sobre o andamento dos planos apresentados
pelas operadoras.
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