CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais de 60 alunos são detidos em reintegração de prédio da USP, diz PM

Batalhão de Choque cumpriu ordem da Justiça de desocupar reitoria.
Cerca de 300 policiais participaram da ação.

Juliana Cardilli Do G1 SP

Estudante deixa a reitoria da USP, cercada por PMs do Choque (Foto: Juliana Cardilli/G1) 
Estudante deixa a reitoria da USP e passa por  PMs da Tropa de Choque (Foto: Juliana Cardilli/G1)

A Polícia Militar deteve 66 alunos da Universidade de São Paulo (USP) durante a reintegração de posse do prédio da reitoria da instituição na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta terça-feira (8). Por volta das 6h30, os estudantes eram retirados do edifício. A PM fez um corredor até os ônibus da corporação e conduzia os estudantes aos veículos, um a um. Da USP, eles serão levados levados para a central de flagrantes do 91º DP (Ceasa).
Dos 66 estudantes detidos (46 homens e 20 mulheres), 63 estavam dentro do prédio da reitoria e outros três foram pegos quando tentavam furar o bloqueio da Tropa de Choque. Por volta das 7h, os 46 homens detidos já havia sido levados para a delegacia em dois ônibus. As estudantes serão as últimas a deixar o local. Segundo a Polícia Civil, será registrado boletim de ocorrência por danos ao patrimônio público.

Por volta das 6h40, o Batalhão de Choque estava posicionado em toda a Cidade Universitária, onde deve permanecer até que a desocupação seja concluída. "A ação do Choque é até desocupar, a perícia chegar, ver quais foram os danos e terminar toda a operação. Aí continua o policiamento diário [no campus]”, informou a coronel Maria Yamamoto, porta-voz da PM. Cerca de 400 homens e 50 carros da corporação estavam no campus pouco antes das 7h. No horário, não havia sido registrado confronto entre estudantes e policiais. Os policiais usaram apenas escudos e cassetetes e não havia enfrentamento, diz a PM.
Questionada sobre o efetivo policial empregado na operação de reintegração, a coronel afirmou que a quantidade se fez necessária "para que a operação acontecesse na maior tranquilidade possível, para que não houvesse nenhum perigo, nenhum dano, nenhum risco". Segundo ela, um carro da Polícia Militar foi danificada.
reintegração tropa de choque (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Policiais usaram cassetetes para abrir portão e
entrar no prédio da reitoria da USP na madrugada
(Foto: Reprodução/TV Globo)
As equipes do 2º Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque) deixaram o quartel da corporação, na região da Luz, Centro de São Paulo, por volta das 4h30 desta terça e chegaram 40 minutos depois à Cidade Universitária, onde iniciaram a reintegração. Eles usaram cassetetes para arrombar as portas do prédio da reitoria.
Um grupo gritava palavras de ordem contra a presença da PM no campus e havia correria de manifestantes com paus e pedras em mãos. A Polícia Militar usou dois helicópteros Águia para a reintegração de posse.
Os universitários decidiram em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (7) manter a ocupação do prédio da reitoria. A decisão de cerca de 350 alunos ocorreu por volta das 23h, horário em que expirou o prazo dado pela Justiça para a desocupação do edifício.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Magno de Carvalho, criticou a ação da PM. “A gente não imaginava que pudessem montar um aparato de guerra como esse. Nem na ditadura vimos isso. Eu acho que eles mexeram em uma casa de marimbondos. Isso aqui vai virar um inferno. É uma coisa absurda, uma força desproporcional para a quantidade de estudantes lá dentro”, disse.
Agressões
Pouco após a decisão, os universitários passaram a atacar os jornalistas, arremessando paus e pedras contra eles, num tumulto que durou cerca de 10 minutos.
Um fotógrafo feriu um dedo e deixou o local para ser medicado. Um cinegrafista foi atingido por uma pedra e outro chegou a ser derrubado durante a confusão.
Uma comissão de comunicação do movimento lamentou a confusão. "Lamentamos qualquer atitude de agressão contra a imprensa", alfirmou um representante da comissão, que disse se chamar Eduardo.
A assembleia também rejeitou propostas levantadas durante reunião entre reitoria e integrantes do movimento, realizada na tarde desta segunda.
Negociação
Na tarde desta segunda, os estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ouviram as propostas feitas por dois representantes da reitoria, após reunião de mais de três horas, convocaram uma plenária para deliberar sobre elas.
De acordo com o professor Wanderley Messias da Costa, que representa a direção da universidade, a reivindicação dos alunos de revogar o convênio com a PM para fazer a segurança do campus está “fora de questão”.
Ele disse que a proposta era criar dois grupos de trabalho mistos (composto por alunos, representantes da reitoria e servidores) para “falar em aprimoramento de um policiamento comunitário no campus, com respeito aos direitos humanos” e outro para examinar os processos abertos contra estudantes e funcionários da USP. “Este grupo examinará os processos para avaliar caso a caso como será o procedimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...