CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 26 de novembro de 2011

Com gol de Bruno Mineiro, Sport garante acesso à Série A

O Leão venceu o Vila Nova por 1 a 0 com gol no segundo tempo e terminou a Série B na quarta colocação

Por Franco Benites Recife

O Sport Club do Recife mostrou, neste sábado, que é preciso respeitar a força de sua camisa. Em um Serra Dourada castigado por um temporal, o Leão venceu o Vila Nova por 1 a 0 e garantiu o acesso à Série A 2012. O rubro-negro pernambucano foi a última equipe da Série B a carimbar o passaporte para a Primeira Divisão do próximo ano, mas o feito foi bastante comemorado, uma vez que há algumas rodadas o time era considerado carta fora do baralho para volta à elite do futebol nacional. Já rebaixado, o Vila Nova entrou em campo com um time formado por jogadores da base e ofereceu resistência.

O gol que colocou o Sport na Série A – que será a 32ª na história do clube – saiu no segundo tempo da cabeça de Bruno Mineiro. A derrota do Vila Nova, além de marcar a despedida do time da Série B 2011, foi também o último jogo do técnico Roberto Cavalo à frente do time. Os goianos encerraram a competição na antepenúltima colocação com 32 pontos e só foram melhores que o Salgueiro (26 pontos) e o lanterna Duque de Caxias (16 pontos). Por sua vez, o Sport ficou com 61 pontos e superou o Vitória e o Bragantino na briga pelo G-4.

Com a vitória sobre o Vila Nova, a expectativa é que o Sport seja recebido com bastante festa no Aeroporto Internacional do Recife. No embarque do time para Goiânia, mais de dois mil torcedores foram ao terminal de passageiros levar apoio aos atletas. Agora, a festa deve ser ainda maior.
laNCE DO JOGO ENTRE VILA NOVA E SPORT (Foto: André Costa / Agência Estado) 
Em meio a um temporal, o Sport conseguiu bater o Vila Nova em Goiânia (Foto: André Costa / AE)
 
Muita chuva, lances de perigo e gol impedido

Com o acesso da Série A em jogo para os pernambucanos, a partida entre Vila Nova e Sport começou com os dois times tentando chegar ao gol por meio de bola parada. Aos dois
minutos, Vitor Ferraz cobrou a primeira falta do jogo, mas a bola foi direto para as mãos de
Magrão. Aos quatro minutos, foi a vez de Marcelinho Paraíba bater uma falta, porém sem perigo para os donos da casa.

Após esse lance, o Vila Nova, mesmo com um time composto principalmente jogadores recém-promovidos da base, mostrou que não estava para brincadeira. Os goianos conseguiram chegar à defesa do Sport com facilidade, mas não conseguiam concluir os chutes a gol. As jogadas de ataque dos donos da casa ocorriam principalmente pelo lado esquerdo de ataque.

As tentativas ofensivas do Vila Nova acabaram resultando em espaços para o Sport atacar. E aos 11 minutos, o time rubro-negro balançou as redes do adversário. O grito da torcida do Leão, no entanto, foi sufocado pelo bandeirinha, que invalidou o gol de Willians. A resposta dos goianos veio com Vitor Ferraz. O jogador cruzou a bola para a área e Diego quase abriu o placar.

Antes dos 20 minutos do primeiro tempo, o técnico Mazola Júnior foi obrigado a tirar Roberson, que se machucou, e colocou Bruno Mineiro em campo. Um minuto depois o Sport quase abriu o placar com Marcelinho Paraíba. Ele cobrou uma falta com potência e obrigou o goleiro Luis Cetin a livrar o gol com a ponta dos dedos. O Vila Nova também teve uma excelente chance. Aos 28 minutos, Leandro Cearense só não marcou graças a Magrão, que fez uma defesa milagrosa.

Depois desse lance, só deu Sport. Aos 32 minutos do primeiro, Bruno Mineiro recebeu a bola sozinho e, de frente para o gol, cabeceou nas mãos do goleiro Luis Cetin. Três minutos depois o Sport perdeu aquela que seria a melhor chance da etapa inicial. Marcelinho Paraíba cobrou falta, a bola passou por todo mundo e bateu na trave. Aos 38 minutos, Marcelinho Paraíba, de novo em cobrança de falta, só não fez o gol por conta de Luis Cetin.

Aos 40 minutos, foi a vez da torcida do Vila Nova gritar gol. Victor Ferraz cruzou para Leandro Cearense. O jogador do Tigre chutou e Magrão defendeu a bola em cima da linha, confundindo os torcedores goianos. O goleiro do Sport ainda fez uma outra grande defesa aos 45 minutos, impedindo outra jogada de perigo de Leandro Cearense. O primeiro tempo terminou sem gols, com os jogadores encharcados pela forte chuva que caiu sobre o Serra Dourada.

Gramado impede toque de bola
 
Sport (Foto: Elton de Castro/GloboEsporte.com) 
Goleiro do Vila Nova fez boa partida, mas time não
segurou o placar  (Foto: Elton de Castro)
Na volta para o segundo tempo, Vila Nova e Sport encontraram o gramado ainda mais castigado pela chuva. Os jogadores mal conseguiam se manter em pé, mas ainda assim o primeiro lance de perigo surgiu antes que o cronômetro marcasse um minuto. Misael, que havia entrado no lugar de Willians no intervalo do jogo, cruzou a bola para Thiaguinho. O jogador do Sport, em vez de chutar, tentou dominar a bola dentro da área e se atrapalhou.

Com dificuldades por conta da chuva, que deixou o gramado pesado, o Vila Nova teve suas chances. Leandro Cearense, um dos destaques pelo lado dos donos da casa, invadiu a área rubro-negra e assustou a torcida pernambucana. Ele só não conseguiu evoluir e chutar a gol porque foi atrapalhado pelas poças d´água que serviram de zagueiro.
saiba mais
Necessitando abrir o placar para obter o acesso à Série A, o técnico Mazola Júnior sacou Renato e promoveu a entrada de Júnior Viçosa. Com o time mais à frente, além da defesa do Vila Nova, o Sport encontrou no gramado destruído pela chuva outro adversário. Restou aos pernambucanos apostar nas bolas paradas, sobretudo com Marcelinho Paraíba. O jogador, que há havia levado perigo ao gol do Vila Nova no primeiro tempo com cobranças de falta, voltou a exigir boas defesas do goleiro Luis Cetin na etapa complementar.

E foi na bola aérea que o Leão conseguiu o gol da classificação. Aos 27 minutos, Bruno Mineiro, de cabeça, abriu o placar que garantiu os pernambucanos na Série A 2012. Daí em diante, os pernambucanos procuraram apenas se defender até o apito final do juiz, que encerrou o jogo aos 47 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...