CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Centenas de estudantes da USP fazem passeata pela Avenida Paulista

Eles pedem a saída da Polícia Militar do campus da Cidade Universitária.
Grevistas farão 'aula pública de democracia' no vão do Masp nesta quinta.

Do G1, em São Paulo
139 comentários
Passeata de estudantes da USP em greve fechou parte da Avenida Paulista (Foto: Talita Gonçalez/VC no G1) 
Passeata de estudantes da USP em greve fechou parte da Avenida Paulista (Foto: Talita Gonçalez/VC no G1)
Uma reivindicaçãos dos estudantes é a reforma do estatuto da USP (Foto: Paulo Guilherme/G1) 
Uma reivindicaçãos dos estudantes é a reforma do
estatuto da USP (Foto: Paulo Guilherme/G1)
Centenas de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), em greve desde o dia 9, fecharam a Avenida Paulista no sentido Consolação na tarde desta quinta-feira (24). Eles saíram por volta das 16h20 da Praça Oswaldo Cruz e chegaram à Rua da Consolação às 17h30. Depois, fizeram o caminho de volta até o Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde, a partir das 18h, deve ocorrer uma aula pública de democracia.

A Polícia Militar faz a escolta da manifestação, bloqueando a passagem de carros, ônibus e motocicletas pelas faixas ocupadas pelos estudantes.
Por volta da 17h40, quando o protesto já fazia o caminho de volta pela avenida, no sentido Paraíso, a PM reduziu o protesto para liberar uma faixa e deixar que uma ambulância passasse com um paciente.

Segundo um membro do Diretório Central de Estudantes (DCE), diversos professores, parlamentares e líderes de movimentos sociais e sindicais foram convidados para a aula pública, que terá a democracia como tema. O governador Geraldo Alckmin, que em 8 de novembro afirmou que os estudantes da USP precisavam de "aula de democracia", também foi convidado.
Ônibus vindos do Interior paulista trouxeram estudantes de outras universidades públicas para apoiar a passeata. Uma jovem de 23 anos, que estuda ciências sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e participa do ato com cerca de 50 colegas do campus de Marília, afirmou que seria "muito legal" se o fgovernador aparecesse para dialogar com os estudantes em greve. "Isso mostra bem a democracia que temos hoje", disse ela
Passeata de estudantes da USP em greve fechou parte da Avenida Paulista (Foto: Paulo Guilherme/G1) 
Passeata de estudantes da USP em greve fechou parte da Avenida Paulista (Foto: Paulo Guilherme/G1)
Estudante veste máscara do governador Geraldo Alckmin, convidado pelos alunos a comparecer à "aula de democracia" (Foto: Ana Carolina Moreno/G1) 
Estudante veste máscara do governador Geraldo
Alckmin, convidado pelos alunos a comparecer à
aula de democracia (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
Entenda a greve
A paralisação dos estudantes da USP começou no dia seguinte à prisão de mais de 70 pessoas, durante a reintegração de posse da reitoria da universidade, que tinha sido ocupada por manifestantes uma semana antes. Eles foram indiciados por danos ao patrimônio público e desobediência à ordem de Justiça - que havia determinado a saída do prédio.
Na noite de quarta-feira (23), cerca de 3 mil estudantes decidiram manter a greve em assembleia realizada na Escola Politécnica, na Cidade Universitária, Zona Oeste de São Paulo.
Os alunos reivindicam a revogação do convênio firmado entre a USP e a Polícia Militar para o patrulhamento da Cidade Universitária e a retirada de processos criminais e administrativos contra estudantes, servidores e professores que, segundo os manifestantes, foram movidos com fins políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim do álcool 70%: venda do produto volta a ser proibida no Brasil; entenda motivo

  Fonte InfoMoney Estabelecimentos terão até 30 de abril para esgotar os estoques; produto em gel continua sendo permitido Álcool é muito ut...