CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Biblioteca e PACTO/PNAIC promovem Projeto Outubro "A Criança Pensa Criança"

 

Texto e fotos: Clébia Rosana Santos Matos | Equipe

A Biblioteca Pública Municipal de Floresta Azul Professora Dinalva Nunes de Oliveira, em parceria com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PACTO/PNAIC), realizou com as unidades escolares João Alves e Dolores Cêrvino, na sexta-feira (31/10), das 9:00 às 11:00 e das 14:00  às 17:00 horas, no Auditório Municipal, o Projeto Outubro “A Criança Pensa a Criança”.
A proposta da biblioteca pressupõe o respeito ao pensamento infantil, a estimulação da construção da sua autonomia e os princípios do erro construtivo, tendo em vista que ao “pensar bem” e “pensar por si própria”, a criança constrói o seu eu em diálogo com os outros.
Os educadores inseridos no PACTO/PNAIC apresentaram uma exposição dos trabalhos com gêneros textuais, com os alunos do 1º ao 3º ano, que demonstraram prazer em aprender. Gestores, educadores e a equipe da secretária da Educação e apreciadores da boa leitura prestigiaram o evento educativo.
Durante a realização do Projeto “A Criança Pensa a Criança”, aconteceram atividades didático-pedagógicas que evidenciou a declaração universal dos direitos da criança, oportunizando à criança conhecer, analisar e discutir suas responsabilidades e direitos a partir das ações realizadas, como apresentações artísticas envolvendo música, dança, brincadeiras dirigidas e cantigas de roda.
A cantiga “Atirei o pau no gato”, foi dirigida pela professora Telma; Atividades literárias com a apresentação da história “A Garotinha Chamada Amor”, apresentadas pela coordenadora Clébia Rosana. A narração fez com que a atenção das crianças ficassem presa à história contada e contracenada pela expressão corporal, o que estimulou a imaginação e memória; História em quadrinho apresentada pelos alunos da professora Selma; Dramatização da história “A Magia do Alfabeto”, contracenada por crianças da professora Arivânia Céo; Dramatização da história “Chapeuzinho Vermelho”, contracenada por crianças da professora Aurenice Silva; A história “Menina bonita do laço de fita” foi coordenada por Clébia, Ivonice e Mirian; Apresentação da paródia “Ser criança”, do autor Josevaldo Santos; Apresentação de produções de texto diário pelas crianças da professora Silvana e apresentação de regras de jogos com a participação das crianças da professora Lúcia. A temporada de apresentações encerrou o mês das crianças. Os textos estão expostos na Biblioteca Municipal.
"Estamos em busca de ensinar e incentivar crianças a ler e escrever desde cedo. Este é um desafio fundamental a que a educação deve se dedicar. Quando as escolas aceitam o desafio, servem aos alunos e a sociedade", disse Clébia Rosana Santos Matos, administradora da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...