CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Indicação de ministro para vaga no STF é publicada no 'Diário Oficial'

Nome de Teori Zavascki para vaga de Peluso foi publicado nesta terça.
Antes de assumir, novo ministro terá de ser sabatinado no Senado.

Do G1, em Brasília*

O ministro do STJ Teori Albino Zavascki (Foto: Agência CNJ) 
O ministro do STJ Teori Albino Zavascki (Foto:
Agência CNJ)
A indicação de Teori Albino Zavascki, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) ocupada por Cezar Peluso, foi publicada na edição desta terça-feira (11) do "Diário Oficial da União".
Na mensagem nº 403, a presidente Dilma Rousseff encaminha ao Senado a apreciação do nome de Teori Zavascki. O novo ministro terá de ser sabatinado pela Casa.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que pretende fazer a sabatina até o final deste mês. Segundo ele, logo depois da sabatina na CCJ, o ministro poderá, no mesmo dia, vir a ser sabatinado pelo plenário do Senado.
Desde a aposentadoria de Peluso, no dia 3 de setembro, o Supremo Tribunal Federal faz sessões de julgamento do processo do mensalão com dez ministros, alguns dos quais já manifestaram preocupação com a possibilidade de empate em votações.
O presidente do Supremo, ministro Ayres Britto, afirmou que, assim que chegar ao Supremo, Zavascki terá "poderes iguais" aos dos demais ministros para julgar o mensalão. O regimento do Supremo permite a um novo ministro participar de julgamentos já iniciados desde que ele se declare "esclarecido" sobre o caso.

Perfil
Teori Albino Zavascki, 64 anos, nasceu em Faxinal dos Guedes (SC), é mestre e doutor em direito processual civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ministro do STJ desde maio de 2003.
Ele iniciou a carreira em direito em 1971, em Porto Alegre. Foi advogado concursado do Banco Central por sete anos, tendo passado também pela superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil na década de 80.
Zavascki presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) de 2001 a 2003 e também atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 90. Atualmente, também é professor na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...