CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 24 de setembro de 2011

Canadá, Austrália e África estão na rota de queda de satélite da Nasa

Equipamento pesa quase 6 toneladas.
UARS deve se desfragmentar em 26 pedaços, com peso entre 1 kg e 158 kg..

Da France Presse

Do G1 

O Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior Terrestre (UARS, sigla em inglês), que pesa quase seis toneladas e que foi lançado pela Nasa há 20 anos, cairá sobre a Terra nas próximas horas, sobrevoando Canadá, África e Austrália, bem como amplas zonas do oceano, informou nesta sexta-feira (23) a agência espacial americana, a Nasa.
Os restos do satélite deverão se espalhar por uma área de 800 km, mas a agência informou que os riscos para a população são remotos.
Satélite UARS, levado ao céu em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa. (Foto: Nasa / via AP Photo) 
Satélite UARS, levado à orbita em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa. (Foto: Nasa / via AP Photo)
 
A entrada do UARS na atmosfera terrestre aconteceria entre as 3h e as 7h GMT deste sábado (24). "Nesse período, o satélite estará passando por Canadá, África e Austrália, bem como por extensas zonas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico", indicou a Nasa.
O UARS é o maior satélite da Nasa a cair sobre a superfície terrestre depois do Skylab, que se precipitou na zona ocidental da Austrália em 1979. Espera-se que se desprendam do satélite 26 fragmentos, com peso variando entre 1 kg e 158 kg.
A agência espacial destacou que os riscos para a segurança da população são "mínimos" e reafirmou que a segurança é uma de suas prioridades.
Segundo a Nasa, até hoje "não há informes confirmados de lesões resultantes do reingresso de objetos espaciais".
O satélite, de 3 x 10 metros, pesa 5.900 kg, tem 10 instrumentos para medir as reações da camada de ozônio e oficialmente foi desativado em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...