CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Semana de intensas festividades juninas nos programas sociais de Ibicaraí


 Texto: Arnold Coelho e Edcarla Reis – Fotos: Antonio Lima
A semana está acabando, e para a Secretaria de Assistência Social e os programas: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi de intensa comemoração em alusão aos festejos juninos.
Na terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Assistência Social deu início às suas festividades com a realização da festa junina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em clima de São João. A festa aconteceu nos dois períodos e alegrou as crianças e adolescentes que são atendidos pelo Serviço de (SCFV) até às 16:00h.
A diversão tomou conta da festa e tudo foi realizado com muito amor e carinho pelos profissionais do SCFV. Estiveram presentes a Coordenadora de Programas, Edcarla Reis; a Coordenadora do SCFV, Paula Nascimento e os funcionários Marna Aparecida, Rogério Leal, Gika, Adilson Barbosa, Fábio, Wanderson Santos, May, Joilda Andrade, Ivancley, Lucineide Santos, Cremilda e Everton Santos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um programa que abrigava o antigo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – e o Projovem Adolescente. É um serviço socioeducativo voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, que conta com o apoio técnico do CRAS, que disponibiliza psicólogo e assistente social.
 CREAS
 A quarta-feira, 17, não foi diferente e começou o dia com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social promovendo uma linda festa junina para os usuários do CREAS. A festinha para a criançada teve início às 10 horas, só terminando ao meio-dia.
Em clima de alegria, descontração e muito amor, os usuários do programa e a equipe do CREAS José Moreira Silva se divertiram em mais uma confraternização junina. Atividades de acolhimento e socialização foram realizadas ao som de músicas juninas e houve a degustação de iguarias saborosas comidas típicas.
Na oportunidade a secretária de Assistência Social Ângela Santana e equipe prestigiaram o evento. A secretária relatou que ver o rostinho de cada criança sorrido em toda comemoração realizada pelo CREAS é uma satisfação enorme. “De certa forma nós estamos dando carinho e proteção e deixando bem claro que eles fazem parte de nossas vidas”, disse Ângela.
Estiveram presentes a Coordenadora Danylle Fontes; a psicóloga Natally Simões; a Assistente Social Norma Menezes; a Dra. Dalila; a Coordenadora de projetos Edcarla Reis; a psicopedagoga Aline Machado e as funcionárias Lucineide Santos e Jaciara Lustosa.
 CAPS
No período da tarde foi a vez do arrasta-pé passar pelas bandas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Com o Arraiá do São João Loucão, do CPAS 2015. O diretor Caiã Assis e sua equipe fizeram o forró mais animado e eloquente da Secretaria de Assistência Social. A animação tomou conta dos usuários, equipe e convidados, que se divertiram e tiraram o pé do chão, numa verdadeira ‘loucura total’. Tudo levado a muito refrigerante e deliciosas guloseimas juninas.

Quinta-feira do CRAS

Na tarde de quinta-feira, 18, foi a vez do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) fazer sua festa. A festança teve início às 14 horas, com o Forró dos Idosos, ou, como muitos dizem, a “Turma da Melhor Idade”. A festa teve início com um grande desfile que percorreu as principais ruas de Ibicaraí, com a apresentação da quadrilha junina do CRAS.
A diversão tomou conta de todos os presentes, que estavam caracterizados de caipiras. Os noivos do AMI desfilaram em grande estilo numa carroça, acompanhado pelo ‘padre’, sem falar na ‘Rainha do Milho’, e os ‘pais da noiva e do noivo’, além de todos os convidados que seguiram o cortejo festivo que celebrou o ‘casamento caipira dos Idosos’, que aconteceu na sede do CRAS. Muitas cores, fogos, fogueira, alegria e o bom e tradicional forró, além de comidas típicas e sorteios de balaios juninos e lembrancinhas juninas.
De acordo com a secretária de Assistência Social Ângela Santana, a festa foi realizada com o intuito de aproximar mais os idosos que utilizam os serviços dos CRAS. “A festa de São João é para celebrar a tradição junina e também estreitar o vínculo entre os idosos dos distritos e bairros de Ibicaraí, fazendo com que as ações desenvolvidas pelo CRAS causem um impacto bastante positivo na comunidade”, disse a secretária.
De acordo com a coordenadora Edcarla Reis, a festa de São João do CRAS é um momento de diversão que possibilita acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais e de lazer, contribuindo para a integração social e fortalecimento de vínculos familiar e comunitários, e tudo foi feito com muita determinação, amor, prazer, carinho e respeito pelos nossos Idosos. “Sinto-me orgulhosa pela minha equipe. Realmente o Social é uma família que cuida de várias famílias em nossa cidade”, disse Edcarla.
Estiveram presentes a mais esse evento a Secretaria Ângela Santana; a Professora do Nasf, Sandra Habib; a Coordenadora de Projetos, Edcarla Reis; a Secretaria Executiva da Assistência Social, Janete Benevides; as Psicólogas Juliana Henrique e Genilda Neta; as Coordenadoras Pedagógicas Eva Santos e Rosália Amorim; a Assistente Social Evaniela Dias; as Auxiliares Administrativas Iara santos, Neide Silva e Clícia Sampaio, além do Pessoal de Apoio Zélia Santos, Rosana Silva, Lucineide Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...