Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
A Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na segunda-feira (15), uma Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Municipal de Educação – PME. A audiência contou com a participação da prefeita Sandra Cardoso, dos vereadores Gutemberg Cardoso Marciel e Joesdras Nascimento Cardoso, além de educadores, diretores, coordenadores da rede municipal e a sociedade civil do município.
O estudo foi direcionado pela Coordenadora Pedagógica Geral do município, Edvanise Barbosa Cordeiro, que discorreu sobre o objetivo, a fundamentação legal, as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), seguindo para a leitura do texto base elaborado pelo grupo colaborativo e comissões representativas, discussão e aprovação.
A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com início às 8 horas da manhã com a realização de inscrições e credenciamentos; às 8:30h foi realizado a abertura solene e a formação da mesa de honra; às 9 horas foi aberto espaço para pronunciamentos, apresentação e aprovação do regimento interno da audiência pública e um breve intervalo para um lanche oferecido pela Secretaria de Educação. Após o intervalo foi realizada uma exposição do documento base do município, formação dos GTs para análises e proposições para possíveis intervenções e análises das informações expostas nos painéis, com debates e às 12 horas foi o encerramento.
O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).
A Secretária Municipal de Educação, Sayonara Leão, destacou a importância da participação da comunidade com sugestões e avaliações do desenvolvimento da educação no município. “Não existe crescimento sem participação. Estamos lisonjeados de, pela primeira vez em nossa cidade, estarmos realizando uma audiência pública para apresentar a situação da nossa Educação”, destacou Sayonara.
APROVAÇÃO
A noite de segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Floresta Azul, O PME (que valerá de 2015 a 2025) foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores que representam o legislativo municipal. Estiveram presentes ainda os nove vereadores; a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, Professora Sayonara Cristina de Oliveira Leão dos Santos; o Técnico da Secretaria de Educação, Professor Antônio Narciso Leal (um dos redatores do PME/FA); a Presidente do CME, Professora Marília Costa de Almeida Magalhães; o recém eleito Coordenador da APLB/Sindicato Núcleo Local, Professor Josevaldo Santos; professores, dirigentes escolares, coordenadores pedagógicos, alunos, pais de alunos e membros da sociedade civil organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário