CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 8 de junho de 2015

'Achei que ia cair em cima de mim', diz morador sobre queda de avião em BH

Aeronave de pequeno porte caiu sobre uma casa neste domingo.

Piloto, copiloto e tripulante morreram no acidente; uma vizinha ficou ferida.

Michele MarieDo G1 MG
Juliana Estanislau, Maria Geralda Estanislau e José Knupp, dono da casa onde o avião caiu, em Belo Horizonte (Foto: Michele Marie/G1)Juliana Estanislau, Maria Geralda Estanislau e José Knupp, dono da casa onde o avião caiu, em Belo Horizonte (Foto: Michele Marie/G1)
“Ele veio de parafuso, eu achei que ia cair em cima de mim. Nós saímos correndo mais pro fundo do quintal”, contou nesta segunda-feira (8) José Knupp, de 73 anos, dono da casa onde caiu um avião de pequeno porte neste domingo (7), no Bairro Minaslândia, em Belo Horizonte. Ele e a mulher, Maria Geralda, de 55 anos, cuidavam de plantas e galinhas na parte de trás do terreno no momento do acidente.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao identificar a aeronave como um BE-90 King Air. Trata-se do modelo Beechcraft King Air C90GTi. A informação foi corrigida às 11h31)
Mapa mostra ponto de queda de avião em Belo Horizonte (Foto: Arte/G1)
avião bimotor caiu por volta das 15h30, logo após decolar do aeroporto da Pampulha. A aeronave pertence a uma empresa e ia em direção à Fazenda Sequoia, em Setubinha, no Leste de Minas Gerais. O piloto, o copiloto e um tripulante morreram na queda. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião era um Beechcraft King Air C90GTi, com matrícula PR-AVG. A aeronave era operada pela empresa Atlântica Exportação e Importação.
“Nós saímos correndo mais pro fundo do quintal. Olhando pra ele [o avião] e correndo. Ele pegou e desviou e caiu na rampa [na entrada de casa]. Teve um clarão. Logo depois do clarão eu vi a labareda subindo”, contou o morador. A mulher chamou a Polícia Militar pelo 190 com a ajuda de um celular. O Corpo de Bombeiros também chegou à casa minutos depois.
“Ela [Maria Geralda] está bem. Estamos assustados. A gente não imagina que vai acontecer. A gente assusta, pega a gente de surpresa”, disse José. Segundo o dono da casa, um quarto foi o mais atingido pela queda do avião. O colchão pegou fogo e tudo o que havia no cômodo foi destruído. Segundo Maria Geralda, visitas dormiram neste quarto e foram embora no início da manhã deste domingo.
A nora de José e de Maria Geralda, Juliana Estanislau, disse que correu para a casa dos sogros quando viu o avião caindo. “No primeiro momento, eu fiquei desesperada”, contou. Juliana disse que ficou mais tranquila quando a sogra atendeu o celular e disse que ela e o marido estavam na parte de trás da casa. “Aí eu achei um rapaz na rua e falei ‘vamos lá comigo, pelo amor de Deus’. O rapaz pegou a marreta, começou a quebrar o muro. Eles estavam vivos, eu fiquei tranquila, graças a Deus. Não aconteceu o pior”, relatou a nora sobre como tirou os sogros de casa. “Só lamento pela vida dos pilotos”, encerrou.
O acidente
Um cinegrafista amador filmou o acidente. No vídeo é possível ver o avião caindo e, na sequência, uma nuvem de fumaça se forma.
Os três mortos são o piloto Emerson Thomazini, o copiloto Gustavo de Toledo Guimarães, e o passageiro Carlos Eduardo Areu. A vizinha Oneide Damázio Serafim, de 56 anos, se feriu após um pedaço da laje da casa atingida cair de raspão sobre ela. Ela foi socorrida ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e já está em casa.
Ao G1, a FAB informou que militares do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Seripa) serão deslocados do Rio de Janeiro para a capital mineira ainda neste domingo para começar a apurar as causas do acidente.
Conforme a assessoria da FAB, a "ação inicial" é a coleta de dados sobre a situação da aeronave e ouvir testemunhas, para, então dar início às investigações sobre as causas do acidente.
Avião de pequeno porte cai sobre casa no bairro Minaslândia, em Belo Horizonte, pouco tempo depois de decolar (Foto: Flávio Tavares/ Hoje em Dia/ Estadão Conteúdo)Avião de pequeno porte cai sobre casa no bairro Minaslândia, em Belo Horizonte, pouco tempo depois de decolar (Foto: Flávio Tavares/ Hoje em Dia/ Estadão Conteúdo)
Avião de pequeno porte cai sobre casa no bairro Minaslândia, em Belo Horizonte (Foto: José Neto/ TV Globo)Avião de pequeno porte cai em Belo Horizonte (Foto: José Neto/ TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...