Aeronave de pequeno porte caiu sobre uma casa neste domingo.
Piloto, copiloto e tripulante morreram no acidente; uma vizinha ficou ferida.
“Ele veio de parafuso, eu achei que ia cair em cima de mim. Nós saímos correndo mais pro fundo do quintal”, contou nesta segunda-feira (8) José Knupp, de 73 anos, dono da casa onde caiu um avião de pequeno porte neste domingo (7), no Bairro Minaslândia, em Belo Horizonte. Ele e a mulher, Maria Geralda, de 55 anos, cuidavam de plantas e galinhas na parte de trás do terreno no momento do acidente.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao identificar a aeronave como um BE-90 King Air. Trata-se do modelo Beechcraft King Air C90GTi. A informação foi corrigida às 11h31)
O avião bimotor caiu por volta das 15h30, logo após decolar do aeroporto da Pampulha. A aeronave pertence a uma empresa e ia em direção à Fazenda Sequoia, em Setubinha, no Leste de Minas Gerais. O piloto, o copiloto e um tripulante morreram na queda. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião era um Beechcraft King Air C90GTi, com matrícula PR-AVG. A aeronave era operada pela empresa Atlântica Exportação e Importação.
“Nós saímos correndo mais pro fundo do quintal. Olhando pra ele [o avião] e correndo. Ele pegou e desviou e caiu na rampa [na entrada de casa]. Teve um clarão. Logo depois do clarão eu vi a labareda subindo”, contou o morador. A mulher chamou a Polícia Militar pelo 190 com a ajuda de um celular. O Corpo de Bombeiros também chegou à casa minutos depois.
“Ela [Maria Geralda] está bem. Estamos assustados. A gente não imagina que vai acontecer. A gente assusta, pega a gente de surpresa”, disse José. Segundo o dono da casa, um quarto foi o mais atingido pela queda do avião. O colchão pegou fogo e tudo o que havia no cômodo foi destruído. Segundo Maria Geralda, visitas dormiram neste quarto e foram embora no início da manhã deste domingo.
A nora de José e de Maria Geralda, Juliana Estanislau, disse que correu para a casa dos sogros quando viu o avião caindo. “No primeiro momento, eu fiquei desesperada”, contou. Juliana disse que ficou mais tranquila quando a sogra atendeu o celular e disse que ela e o marido estavam na parte de trás da casa. “Aí eu achei um rapaz na rua e falei ‘vamos lá comigo, pelo amor de Deus’. O rapaz pegou a marreta, começou a quebrar o muro. Eles estavam vivos, eu fiquei tranquila, graças a Deus. Não aconteceu o pior”, relatou a nora sobre como tirou os sogros de casa. “Só lamento pela vida dos pilotos”, encerrou.
O acidente
Um cinegrafista amador filmou o acidente. No vídeo é possível ver o avião caindo e, na sequência, uma nuvem de fumaça se forma.
Um cinegrafista amador filmou o acidente. No vídeo é possível ver o avião caindo e, na sequência, uma nuvem de fumaça se forma.
Os três mortos são o piloto Emerson Thomazini, o copiloto Gustavo de Toledo Guimarães, e o passageiro Carlos Eduardo Areu. A vizinha Oneide Damázio Serafim, de 56 anos, se feriu após um pedaço da laje da casa atingida cair de raspão sobre ela. Ela foi socorrida ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e já está em casa.
Ao G1, a FAB informou que militares do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Seripa) serão deslocados do Rio de Janeiro para a capital mineira ainda neste domingo para começar a apurar as causas do acidente.
Conforme a assessoria da FAB, a "ação inicial" é a coleta de dados sobre a situação da aeronave e ouvir testemunhas, para, então dar início às investigações sobre as causas do acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário