CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 16 de março de 2020

PREFEITURA DE IBICARAÍ- NOTA DE ESCLARECIMENTO


ASCOM Ibicaraí

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Administração, vem a público esclarecer como a gestão União e Trabalho encontrou a Guarda Civil Municipal (GCM) em janeiro de 2017. A Instituição não tinha nenhuma credibilidade com os munícipes e era motivo de chacota pelos quatro cantos da cidade.

Assim que assumiu o prefeito Luiz Jácome Brandão Neto encontrou diversos guardas trabalhando sem uniformes e alguns indo para o seu local de trabalho de bermuda e muitas vezes de chinelo. Profissionais com barba por fazer, coturnos e uniformes velhos, além de um total despreparo de muitos GCM.

Ainda em janeiro de 2017 o prefeito Lula Brandão fez questão de reunir os 66 guardas municipais na quadra do Ginásio de Esportes e ouviu de cada um dos GCM todas as reivindicações para melhoria da guarda. Na oportunidade o prefeito cobrou postura, conduta e responsabilidade com todos os presentes e se comprometeu em qualificar a GCM. Em pouco mais de três anos a GMC de Ibicaraí se tornou exemplo e motivo de orgulho para a cidade.

Segue abaixo algumas ações realizadas pela atual gestão com a GCM local
Em janeiro de 2017 a atual gestão implantou curso de capacitação com instruções de conduta, atividade física e programa nutricional com professores qualificados, quatro vezes por semana, das 5:00 às 7:00h, no Ginásio de Esportes.

Em junho do mesmo ano o prefeito Lula Brandão fez cerimônia de posse do novo comandante da Guarda Municipal (GM), Antônio Carlos Barbosa Silva (portaria nº 26 de 2017). Na oportunidade o prefeito Lula Brandão entregou os novos fardamentos da Guarda Municipal.

Em setembro a GCM (já com uma nova postura) se apresentou pela primeira vez em um desfile cívico, em homenagem à Independência do Brasil. A partir dessa data a GCM tem desfilado no feriado da Independência e no feriado do Dia da Cidade, em 22 de outubro, quando é aplaudida de pé pelos munícipes.

Em junho de 2018 a Guarda Municipal recebeu curso de Conduta de Patrulha em Grandes Eventos. O curso aconteceu na quadra da Faculdade Montenegro e foi ministrado pela empresa Instrutores, Guardas & Associados (I.G.A.) de Itabuna.

No dia 6 de junho a Secretaria Municipal de Administração entregou 22 novos kits de uniformes para a Guarda Civil Municipal (GCM). No total foram 22 kits, compostos por calças em tecido azul marinho, em tamanhos variados, blusas em malha azul marinho e camisas em tecido azul marinho. A aquisição desses uniformes custou R$ 6.561,10 e foi adquirido com recursos próprios. A ação aconteceu na Câmara de Vereadores.

Em agosto do mesmo ano a administração União e Trabalho concedeu o adicional de periculosidade, no percentual de 30%, sobre o valor do salário base. Vale salientar que essa grande conquista era uma reivindicação antiga e que só foi realizada no atual governo. Ainda em agosto foi feita a entrega de capacetes para os GCM na quadra do Ginásio de Esportes.

Em março de 2019 a cidade de Ibicaraí esteve representada no 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia. Na oportunidade a GCM esteve representada pelas guardas municipais Marcela Bispo e Sueli Cerqueira. Vale salientar que no ano anterior (2018) Marcela Bispo representou Ibicaraí.

A atual gestão, através da Secretaria Municipal de Administração, fez a identidade funcional de todos os 66 guardas do município; entregou, em 2020, 16 novos coturnos, sendo que em breve haverá novas entregas, e tem dado total atenção às reinvindicações feitas pelos GCM através do seu sindicato.

Por todas essas ações pautadas e a total atenção dada por essa administração aos GCM, a atual gestão tem plena convicção que nunca foi feito tanto em tão pouco tempo pela Guarda Civil Municipal de Ibicaraí.

Por último, a prefeitura de Ibicaraí, Governo União e Trabalho lamenta o episódio acontecido hoje na porta da prefeitura, onde o presidente do Sindiguardas, o senhor Pedro de Oliveira Santos, colocou uma caixa de som na entrada do prédio da prefeitura, tocando músicas de baixo calão e denegrindo a pessoa do atual gestor e da atual administração, além de criar transtornos para quem procurava a prefeitura para resolver algum problema. E também a tentativa de agressão do senhor Pedro contra a pessoa de um funcionário público local, quando o mesmo jogou a sua muleta para atingir o funcionário que reclamou do barulho e da baixaria da ação.

O prefeito Lula Brandão lamenta o fato, pois essa não é a postura de um sindicato que serve como instrumento da plena democracia e avisa que a prefeitura, através do seu departamento jurídico, buscará as medidas cabíveis, dentro da lei, pelos atos praticados hoje na porta da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...