CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 9 de março de 2020

Últimas notícias de coronavírus de 9 de março

Alemanha já tem mais de mil casos, um quarto da população da Itália está em quarentena e Brasil tem 25 casos confirmados. Veja destaques desta segunda.
Por G1

Mulher segurando bandeiras tibetanas usa máscara contra o Covid-19 em McLeod Ganj, na Índia, nesta segunda-feira (9). — Foto: Sajjad Hussain / AFP
China anunciou nesta segunda-feira (9) que registrou o menor número diário de infecções pelo novo coronavírus desde o início de janeiro, o Brasil tem 25 casos confirmados de Covid-19 e um quarto da população da Itália está em quarentena por causa da doença.

Veja destaques de coronavírus desta segunda:
Casos e mortes
·         China tem tem 80.904 infecções diagnosticadas, com 3.123 mortes.
·         Nas últimas 24 horas, a Alemanha registrou 150 novos casos de contágio por Covid-19, o que eleva a 1.112 o número de pessoas afetadas pela epidemia, anunciou nesta segunda-feira (9) o Instituto Robert Koch, que supervisiona o combate às epidemias no país. O principal foco da doença está na região da Renânia do Norte-Vestfália, na fronteira com Holanda e Bélgica.

·         Na Itália, país mais atingido no continente europeu, foram registrados 7.375 casos da doença e 366 mortes. Quase metade dos casos está na Lombardia, região mais atingida. Um quarto da população está em quarentena por causa do Covid-19 (veja detalhes mais abaixo).

Coronavírus na Itália: Região da Lombardia, no norte, é a mais afetada pelo novo vírus; Milão é a capital — Foto: G1
·         Na Coreia do Sul, o número de casos chegou a 7.478 nesta segunda (9), mas o ritmo de novas infecções diminuiu, segundo a agência de notícias Yonhap. No domingo, foram registrados 248 novos casos, o menor número diário desde 26 de fevereiro. O país registrou 51 mortes pela doença, segundo o centro de controle coreano.

·         No Irã, foram registradas 237 mortes e 7.161 casos da doença até esta segunda (9), informou o ministério da Saúde.

Quarentena e fechamentos
·         A quarentena na Itália, decretada no sábado (7) como tentativa de conter o vírus, deve durar até 3 de abril. Cerca de 16 milhões de pessoas no norte do país estão em isolamento; museus, escolas e pontos turísticos, como a Pompeia e o Coliseu, foram fechados. Funerais e eventos culturais foram cancelados, e a ordem do governo requer que as pessoas mantenham distância de pelo menos um metro umas das outras em eventos esportivos, bares, igrejas e supermercados. As aulas já haviam sido suspensas em todas as escolas e universidades do território italiano.

·         Na Espanha, o governo fechou escolas na cidade de Labastida, no País Basco, depois de mais de 150 casos serem identificados na região. O ministério da Saúde espanhol registrou 999 casos de Covid-19 até esta segunda-feira (9), a maior parte deles ao redor de Madri e Vitória, no norte do país.

·         Nos Estados Unidos, mais um condado de Nova York fechou escolas depois que um professor testou positivo para o vírus. A Universidade de Columbia e a Faculdade Barnard, ambas na cidade de Nova York, cancelaram aulas nesta segunda (9) e terça (10), e terão aulas remotas pelo resto da semana depois que uma pessoa foi posta em quarentena por causa do novo coronavírus.

·         Ainda nos EUA, um navio de cruzeiro que havia sido mantido longe da costa da Califórnia depois que 21 pessoas a bordo testaram positivo para o novo vírus deve atracar nesta segunda (9) em Oakland, perto de San Francisco.
·         Em Xangai, na China, o complexo da Disney reabriu parcialmente nesta segunda, mais de um mês depois de fechar por causa da epidemia. O parque de diversões segue fechado, mas um número limitado de lojas, restaurantes e um hotel retomaram as atividades.

·         A Fifa e a Confederação Asiática de Futebol adiaram as partidas de qualificação para a Copa da Ásia, marcadas para março e junho, por causa do novo coronavírus.

·         Várias embaixadas na Coreia do Norte fecharam com a saída de diplomatas, depois de semanas de restrições impostas pelo governo por causa do novo coronavírus. O país não registrou, oficialmente, nenhum caso da doença.

Retorno às aulas na China
Na contramão de Europa e Estados Unidos, as primeiras escolas reabriram na China nesta segunda-feira (9), segundo o jornal americano "The New York Times". Em Qinghai, uma região montanhosa remota no oeste do país, as aulas serão retomadas até a semana que vem para escolas de ensino fundamental, mas as de ensino infantil e jardim de infância ficarão fechadas por enquanto.

Em fevereiro, o governo chinês havia anunciado que as escolas só poderiam reabrir quando a epidemia estivesse sob controle, e a saúde e segurança dos alunos pudesse ser garantida.

Qinghai é uma das regiões chinesas menos atingidas pelo Covid-19: não houve mortes e foram registrados 18 casos.


Outra região, Guizhou, no sudoeste do país, algumas escolas deverão retomar as aulas no dia 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...