CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 24 de maio de 2019

A Prefeitura de Ibicaraí promove Ação Cidadania na região rural do Jacarandá




ASCOM Ibicaraí

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Agricultura, realizou na manhã de ontem, quinta-feira, dia 23, uma Ação Cidadania para a comunidade rural da região do Jacarandá. A ação aconteceu no Grupo Escolar Lino Francisco dos Santos e contou com vários serviços que foram ofertados para os moradores daquela localidade e o apoio da Associação do Jacarandá.
A ação teve início às 8:00 e foi até as 14 horas e contou com os seguintes serviços: O CRAS disponibilizou uma psicóloga e uma assistência social, que orientou e tirou dúvidas dos moradores para tirar a carteira do idoso, passe livre, os documentos de RG, registro de nascimento e documentação para casamento. O SCFV promoveu atividades recreativas, com as seguintes brincadeiras: dentro do quadrado, ovo na colher, baleado e brincadeira do saco. O NASF fez palestra sobre atividade física. O Programa Bolsa Família realizou a atualização cadastral dos beneficiários. O Programa Primeira Infância no Suas (PIS), montou um espaço lúdico, onde contou histórias bíblicas para as crianças, pinturas, recortes, colagens e leitura e o CREAS ofereceu o serviço de maquiagem e sobrancelhas.
Na área externa da escola foi montado um estande com um espaço voltado para a beleza, com corte de cabelo e escova e um brinquedo Pula Pula para a criançada. A Secretaria Municipal de Agricultura esteve presente com sua equipe, capitaneada pelo secretário Joadson Evangelista, que realizou os serviços de atendimentos para emissão do CEFIR e do DAP, além de orientação para empréstimo junto ao Banco do Nordeste.
A Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes da UBS Dr. Olynto Matos e do Hospital Municipal Arlete Maron de Magalhães, realizou atendimento médico com o clínico geral Estácio Gonzaga Filho, além de exames de Eletrocardiograma, testes rápidos, aferição de pressão, atualização do cartão do SUS, vacinação contra a gripe, além da dispensação de medicamentos, distribuição de preservativos e repelentes. Na oportunidade foi feita uma palestra com um odontólogo e a aplicação de flúor, além da distribuição de escovas de dente.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Alesandra Brandão, a proposta da Ação Cidadania é levar a maior quantidade de serviços de forma gratuita para as comunidades mais carentes e a população da zona rural. “Essa ação acontece graças ao prefeito Lula Brandão que tem um olhar diferenciado para a população carente do nosso município. Conseguimos hoje trazer saúde, lazer e serviços para a comunidade do Jacarandá. No total realizamos 25 eletrocardiogramas, 28 testes rápidos de HIV, 29 aferições de PA, 8 vacinas contra a gripe H1N1 e uma contra Hepatite e 19 pessoas tiveram atendimento (consulta) médico. Fizemos ainda 10 escovas e diversos cortes de cabelo, 15 maquiagens e 15 sobrancelhas. Houve ainda 8 emissões de CEFIR pela Secretaria de Agricultura, que orientou os moradores com relação ao DAP e como proceder para o empréstimo via Banco do Nordeste e no final aconteceu uma grande confraternização com um almoço para os presentes. Estou muito feliz e mais uma vez quero agradecer a Deus, ao prefeito e a toda equipe União e Trabalho por mais essa ação de sucesso”, disse Alesandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Pescadores artesanais comercializam cerca de dois milhões de reais na quaresma

  Assessoria de Comunicação da CAR   Piscicultores (as) e pescadores (as) artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Gr...