ASCOM Ibicaraí
Na tarde de ontem, 14 de julho, a prefeitura de Ibicaraí, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra sobre Sífilis, com o tema “Sífilis, testou, tratou, curou”, para todos os funcionários daquela Unidade de Saúde, na sala do Centro de Controle de Infecção Hospitalar.
A palestra fora ministrada pelas enfermeiras, Ana Graciela Matos e Rita Linhares, a convite da Coordenadora do CCIH, Enfermeira Gilda Novaes, com a finalidade de capacitar todos os funcionários que atuam no ambiente hospitalar, buscando ampliar precocemente o acesso ao diagnóstico dessa doença, como também HIV e Hepatites Virais, principalmente através de testes rápidos, já disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município, tendo como objetivo principal, a redução de taxas de transmissão da Sífilis congênita, como a redução da mortalidade materna e infantil, que podem ser evitáveis, quando diagnosticadas precocemente.
“A Sífilis é uma doença infecto-contagiosa sistêmica, de evolução crônica. A Sífilis congênita é a infecção do feto pelo Treponema pallidum por via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença em gestante não tratada ou inadequadamente tratada”.
Presentes a essa palestra, estavam o Diretor médico Leonardo Céo, além da Coordenadora de enfermagem Andréia Matos, a Coordenadora do CCIH Gilda Aguiar, o enfermeiro assistente do CCIH Levi Gama, como também vários outros funcionários de diversos setores daquela Unidade Hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário