CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 3 de dezembro de 2016

Aviões da FAB com corpos de atletas da Chapecoense pousam em Manaus

Jogadores de time catarinense e jornalistas morreram em acidente aéreo.

Aeronaves fazem escala no AM antes de seguirem para Chapecó.

Do G1 AM
Cinquenta corpos de vítimas do voo que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas para Medellín, na Colômbia, chegaram em Manaus, nesta sexta-feira (2). A partir de 23h20 (horário de Brasília), três C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram na Base Área da capital, na Zona Sul. Do local, as aeronaves seguem viagem até Chapecó, onde os corpos vão ser velados na manhã de sábado (3).
Os aviões saíram da Colômbia entre 19h20 e 20h05 (hora de Brasília). No retorno ao Brasil, as aeronaves fazem escala em Manaus para realização de um procedimento obrigatório, chamado de desembaraço alfandegário.
Os aviões chegaram entre 23h20 e meia noite, no horário de Brasília. Na Base Aérea, dezenas de pessoas acompanharam a chegada dos atletas e brandaram "Vamos, Chape" em homenagem às vítimas.
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, recebeu flores e condolências de jornalistas do Amazonas. Ele agradeceu a solidariedade dos presentes.
"É um sentimento muito grande, eu sinceramente não sei, não existe um modelo pra tratar isso. Vamos deixar o coração aguentar. Mas nós estamos preparados para esse momento, pelo carinho que vocês viram aqui, pelo carinho que nós vimos lá em Medellin, pelo carinho que nós vamos ver lá em Chapecó. São atos espontâneos de carinho e solidariedade. Aqueles que não acreditam nisso, podem acreditar.", disse Buligon.
Cerca de seis horas após a saída da capital amazonense - prevista para ocorrer às 2h - os corpos devem chegar a Chapecó, em Santa Catarina, onde será realizado o velório e enterro de parte das vítimas do voo Lamia 2933.
A cidade de Chapecó se prepara para um grande velório em seu estádio, a Arena Condá, previsto para sábado. O local tem capacidade para 19 mil espectadores. O clube vai instalar telões nas proximidades do estádio, porque as autoridades calculam a presença de quase 100 mil pessoas no funeral.
Investigações
As autoridades colombianas, em coordenação com especialistas estrangeiros, prosseguem com a investigação, que aponta para a falta de combustível da aeronave. Mas as conclusões finais podem demorar até seis meses.

O governo boliviano suspendeu na quinta-feira a licença da companhia Lamia e destituiu altos funcionários do setor de controle aéreo do país.
O representante da Lamia Gustavo Vargas afirmou que a aeronave não cumpriu o plano de reabastecimento em Cobija, cidade boliviana na fronteira com o Brasil, ou em Bogotá.
O acidente cortou as aspirações da modesta Chapecoense, clube fundado há 43 anos e que teve uma ascensão meteórica desde 2009, subindo da série D do futebol brasileiro até a série A em poucos anos, antes de alcançar a final da Copa Sul-Americana, o segundo torneio continental mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...