CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Campanha contra Hanseníase e Geohelmintíases acontece nas escolas da rede pública de Ibicaraí


Texto: Ascom PMI-Saúde - Fotos: Antonio Lima
Seguindo a campanha nacional de busca ativa de casos de Hanseníase e tratamento coletivo de Geohelmintíases, que acontece desde o mês de setembro em alguns estados do Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, PSE - Programa de Saúde na Escola e a Secretaria Municipal de Educação se uniram em uma ação integrada durante esse mês de novembro. A ação está acontecendo em todas as escolas municipais e estaduais onde se encontram alunos entre 5 a 14 anos. A campanha conta ainda com a participação das equipes de Saúde da Família e as equipes das escolas.
A ação integrada entre as duas secretarias busca levar saúde para dentro das escolas e consequentemente trazer melhorias na área da saúde e do desenvolvimento escolar. Durante todo o mês de novembro será realizado busca para detecção de casos de Hanseníase e administração de medicamentos contra verminoses nos alunos das redes pública municipal e estadual.
Segundo Priscila Araújo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, é importante lembrar que Ibicaraí é um município prioritário nesta campanha, que é realizada de forma satisfatória desde a sua implantação em 2013, buscando sempre contribuir para a saúde dos nossos estudantes.
HANSENÍASE
A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. A Hanseníase tem cura. "O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde, numa combinação de medicamentos. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é o tratamento. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo", disse Priscila.
VERMINOSE
As verminoses são transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou ainda por pequenos ferimentos na pele, e pode trazer sérias consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...