CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em comício, Dilma diz ter que meter o bico em SP para dirigir o Brasil

Presidente participa de primeiro comício ao lado do candidato do PT.
Frase faz referência à critica de Serra sobre 'intromissão' da presidente.

Márcio Pinho Do G1 SP

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e), participa de comício da campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (d), em Guaianases, na zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira. (Foto: José Patrício/AE) 
Dilma participa de comício com Haddad em
Itaquera na Zona Leste. (Foto: José Patrício/AE)
A presidente Dilma Rousseff participou na noite desta segunda-feira (1°) de comício em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, com o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula de Silva. Dilma discursou pedindo votos em Haddad e fez referência à crítica de José Serra sobre sua participação na campanha.
Em seu discurso, a presidente usou a expressão "meter o bico" em algumas de suas frases. O tucano José Serra havia usado o termo para se referir à participação de Dilma no horário eleitoral petista.

"Estou aqui hoje para meter meu bico nessa eleição porque, para o Brasil, São Paulo é um fato, um acontecimento, sobretudo onde moram milhões de brasileiros. Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico aqui em São Paulo", disse.
"Meter o bico significa muito para mim. Morei aqui perto, na (Avenida) Celso Garcia, conheci a luta contra a ditadura pelas liberdades. E lutei pelo direito de todos paulistas, brasileiros e brasileiras de meterem o bico em todos os assuntos."
Em 12 de setembro, Serra protestou contra participação da presidente na campanha. “Ela vem aqui meter o bico em São Paulo, faz parte das regras do jogo. Vem dizer para os paulistas como devem votar.”
A presidente citou a expressão meter o bico em pelo menos quatro oportunidades, e depois ainda houve ironias por parte de Haddad e de Lula.
Dilma defendeu o voto em Haddad afirmando que ele fez a educação do país progredir e citou programas como o Prouni, que, segundo a presidente, levou à universidade pessoas que antes não tinham acesso ao ensino superior. Ela citou uma frase que afirma ter ouvido para exemplificar: “a filha da faxineira virou doutora. Essa fala mostra o Brasil que nós queremos”.
Presenças
O comício começou pouco após as 17 horas, com os discursos de diversos candidatos a vereador. Às 19h20, Dilma, Lula e Haddad subiram ao palco, juntamente com outras personalidades do partido. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram os primeiros a falar. Em seguida veio Dilma, que terminou sua fala por volta das 19h50 pedindo desculpas por ter de se ausentar em razão dos compromissos como presidente.
Depois foi a vez de Haddad, que também iniciou seu discurso lembrando a fase de José Serra. “Depois que eu vi a Dilma meter o bico aqui em São Paulo, se eu fosse um certo candidato ficaria de bico fechado”, afirmou.
Haddad falou sobre suas propostas do Bilhete Único Mensal, corredores de ônibus, escola por tempo integral e dos equipamentos de saúde que vão concentrar também laboratórios e centros cirúrgicos. “Se a pessoa entrou com um problema, vai sair com ele resolvido”, disse.
A tarifa proporcional proposta por Celso Russomanno (PRB) voltou a ser um dos principais alvos do candidato, que afirma que empregadores darão preferência por manter nos empregos ou contratar quem mora perto para ter de pagar menos vale-transporte.
As falas do ex-presidente Lula, no entanto, foram as que mais provocaram reações do público. Lula seguiu a mesma linha de seus correligionários e ironizou a queixa de Serra sobre a participação de Dilma na campanha. Ele simulou uma fala da presidente Dilma. “Meu bico não é grandão como o de tucano. Não é predador”, afirmou.
Também estava no evento Andrés Sanches, dirigente de seleções da CBF e ex-presidente do Corinthians, que chegou a discursar brevemente, pedindo votos para Haddad.
Micarla
O ex-presidente também criticou veladamente Russomanno ao citar a artista de televisão Micarla de Souza, que se tornou prefeita de Natal, capital do Rio Grande do Norte, nas últimas eleições municipais. Segundo Lula, ela foi eleita por ampla maioria e depois, como prefeita, passou a ter 95% de rejeição. “Não conseguiu fazer nada”, disse Lula, que defendeu que o eleitor paulistano deve preferir um candidato “que tenha história”.
Após o comício, o ex-presidente seguiu para Guarulhos, na Grande São Paulo, onde participaria de um evento relativo à disputa para a prefeitura daquela cidade.
Críticas de Russomanno
Haddad rebateu, na tarde desta segunda, as críticas feitas pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Rusomanno (PRB) sobre seu posicionamento contra a tarifa proporcional de ônibus. O petista disse que fez apenas uma crítica política. Russomanno afirmou nesta tarde que Haddad “mente descaradamente” ao afirmar que os passageiros que moram na periferia irão pagar mais e comparou a atitude do petista ao “esgoto da política.”
"Eu estou fazendo uma crítica política a uma proposta que já foi pensada e não deu certo, foi abandonada na cidade de São Paulo em favor do Bilhete Único. Fiz uma pergunta no debate para ele e ele teve a chance de explicar. Quando você vai a um debate de televisão e faz uma pergunta você está dando a chance da pessoa esclarecer sua própria proposta", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...