CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ACS participam de curso em Floresta azul

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
 Os 26 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a técnica de enfermagem Raimunda Araújo, do município de Floresta Azul, participaram de um curso de capacitação para tratar os dependentes químicos no município. O curso de 40 horas foi oferecido pelo programa “Caminhos do Cuidado”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A finalidade é que os profissionais trabalhem e aperfeiçoem a abordagem de dependentes do álcool, crack e outras drogas. O programa do governo federal vem sendo realizado em todo o Brasil. Em Floresta Azul, participaram da capacitação 27 profissionais de saúde, entre ACSs e técnicos de enfermagem, que receberão certificado.
O curso foi ministrado pela tutora do Ministério da Saúde, Aldenice Rodrigues, que contou com o apoio técnico de parte das equipes do NASF e CRAS local, nos dias 9, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro, com mesa redonda, palestras, atividades e mapeamento das áreas que devem ser trabalhadas em todo município de Floresta Azul. A conclusão do curso aconteceu na terça-feira, 7 de outubro, com entrega de mensagens, confraternização e lanche. Na oportunidade foi festejado o Dia do Agente de Saúde, que é comemorado no dia 4 de outubro.
Os servidores municipais estão aprendendo as técnicas do primeiro atendimento e os protocolos de urgência e emergência que devem ser usados para avaliar a gravidade dos casos. “Os agentes são peça fundamental no sucesso do programa Saúde da Família, pois precisam ter um vínculo forte com a comunidade onde trabalham. Durante o curso, eles foram estimulados a refletir sobre a importância do trabalho que realizam”, explicou a tutora do Ministério da saúde, Aldenice Rodrigues. 
“Esse curso foi muito bom, pois temos que nos organizar e melhorar o atendimento aos doentes mentais e dependentes químicos em nosso município. Depois que os hospitais São Judas Tadeu em Itabuna, e o anexo do hospital regional de Ilhéus pararam de atender pacientes com esses problemas, cidades pequenas como Floresta Azul  estão tendo dificuldades para tratar pacientes nessas áreas. Com esse curso, todos os agentes de saúde estarão mais capacitados para lidar com doentes mentais e dependentes químicos, podendo dar um primeiro atendimento aqui mesmo”, disse a secretária municipal de Saúde, Domilene Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...