CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Lenildo alerta prefeitos para a queda no repasse do FPM


Texto e fotos: Ascom Amurc
 Prefeituras de todo o Brasil recebem sexta-feira (10), o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM referente ao primeiro decêndio do mês de outubro de 2014, que somada a retenção do Fundeb, será de R$ 2.892.757.894,83. No entanto, de acordo com o estudo da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, esse valor está menor em 13,85 % se comparado com o 1º decêndio de setembro deste ano.
Num comparativo de valores repassados no mesmo período de 2013 e 2014, os municípios baianos que na sua maioria, possuem um coeficiente de 0,6, a exemplo de Barro Preto, tiveram uma queda de R$ 43.144,03 na receita municipal. Porém, na contramão desse desfalque, os gestores são responsáveis pela manutenção de grande parte dos programas federais, principalmente nas áreas de saúde e educação, que exigem a contratação de profissionais.
O atendimento a essas demandas representam grande parte do inchaço na Folha de Pagamento, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos municípios do interior da Bahia que ultrapassam o limite de 54 % para a contratação, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por conta disso, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana chama a atenção dos prefeitos para a necessidade de realizar “um planejamento mais enxuto das receitas municipais, de modo que não venha comprometer os indicadores de saúde, educação, entre outros”. 
Enquanto não acontece o incremento de 1 % no repasse do FPM, requerido durante a Mobilização Permanente nos dias 7 e 8 em Brasília, Lenildo declara a outra saída tem sido buscar melhorar a captação de recursos para os municípios, através da participação dos gestores em defesa das lutas municipalistas, junto às entidades representativas, como a Amurc, a União dos Municípios da Bahia – UPB e a Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...