CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coquinhos comemora dia de sua padroeira


 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
 O dia 1º de outubro é uma data especial no distrito de Coquinhos em Floresta Azul. A data remete ao dia da padroeira que dá nome ao distrito. A localidade, apesar de ser conhecida como Coquinhos, leva o nome de Santa Teresinha, em homenagem à santa francesa que dedicou a sua breve vida à comunhão com Deus. O dia foi de festejos com uma alvorada às 5 da manhã, diversos batizados na paróquia, queima de fogos ao meio-dia e a missa, que aconteceu às 18 horas, celebrada pelo Padre Telmo Soares com o tema “O sacramento da iniciação cristã”. Depois da missa cerca de 300 fieis seguiram em procissão carregando o andor com a imagem da santa pelas principais ruas da comunidade.
Estiveram presentes aos festejos a prefeita Dra. Sandra Cardoso; o vice-prefeito Jaconias Gusmão; as secretárias de Educação e Assistência Social Sayonara Leão e Eliana Alcântara; os vereadores Gutemberg Cardoso Marciel (Guga) e Iraíldes Maria dos Santos (Irá); o Gerente de Esportes Valdemar Sodré; o Gerente de Infraestrutura Plínio Almeida; o administrador do distrito, Pedro Alberto; o presidente da APPMDSAT, Milton Carvalho, empresários e parte da comunidade local.
 Santa Teresinha
Maria Francisca Teresa Martin nasceu em 2 de Janeiro de 1873, em Alençon, Orne, França e morreu em 30 de setembro de 1897 (com apenas 24 anos) em Lisieux, Calvados, na França. Ficou conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face. Prometeu, em seu leito de morte, que não ficaria ociosa no céu, faria cair uma chuva de rosas em graças sobre a terra. Por isso, também é venerada e representada como a Santa das Rosas.
Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa em 1888, com quinze anos, tornando-se freira na comunidade carmelita. Depois de nove anos, Teresa morreu de tuberculose com apenas vinte e quatro anos de idade.
O Papa Pio XI beatificou-a em 1923 e canonizou-a dois anos depois. Teresa foi também foi declarada co-padroeira das missões com São Francisco Xavier em 1927 e nomeada co-padroeira da França em 1944. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...