CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Primeira turma do Colégio Universitário da UFSB recebe notebooks em Ibicaraí

 
Texto e fotos: Arnold Coelho
 A noite de quinta-feira do dia 16 de outubro de 2014 foi um momento marcante para os 27 alunos da primeira turma do Colégio Universitário da Faculdade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no prédio do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (CELEM). Se já era um sonho para os novos universitários poderem ter a oportunidade de fazer uma Faculdade Federal dentro de Ibicaraí, a chegada de 27 notebooks, um para cada aluno, foi a cereja desse bolo recheado de muitos sonhos e a certeza de um futuro melhor.
A primeira turma de Ibicaraí conta com 27 alunos, sendo 20 de Ibicaraí e 7 de Floresta Azul, estudando de segunda a sexta-feira, das 18:30 às 22:30 horas, com flexibilidade do horário para os alunos de Floresta Azul, que precisam pegar transporte às 22 horas. Aos sábados acontecem aulas em horários alternativos. Esse primeiro ano de faculdade está sendo dividido em quadrimestres, com seis componentes curriculares (disciplinas) e a presença de cinco professores em uma sala de aula. Os alunos, além dos notebooks, ainda contam com um link de internet de 30 megas para suporte e a possibilidade de conferências online com professores ou alunos dos outros Campus.
A partir do segundo ano de ensino os alunos serão transferidos para o Campus de Itabuna, que hoje funciona de forma provisória no Campus Jorge Amado, rua Itabuna, s/n, Rodovia Ilhéus-Vitória da Conquista, no km 39, da BR-415, em Ferradas, no Distrito Industrial de Itabuna. De acordo com o professor Lauro a UFSB já adquiriu um terreno com 56 hectares entre a Ceplac e o semi-anel rodoviário (ao lado da Churrascaria Los Pampas), e a Ceplac doou mais 32 hectares para compor o Campus de Itabuna de forma definitiva. "Pretendemos também ocupar mais duas salas aqui no CELEM e estamos estudando a possibilidade de, além das salas, colocarmos cursos permanentes no Colégio Universitário de Ibicaraí. O certo é que hoje Ibicaraí tem um "braço" da USFB com 27 universitários do eixo Ibicaraí-Floresta Azul fazendo o primeiro ano de Faculdade Federal, algo que até pouco tempo era inimaginável".
 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
Os Colégios Universitários (CUNI) serão implantados em municípios com mais de 20.000 habitantes e situados a mais de 30 km do campus de referência. OS CUNI serão implantados em estabelecimentos da rede estadual de Ensino Médio Público ou de polos regionais de EAD (incorporado ao sistema UAB da região).
A entrada nos Colégios Universitários se dará mediante processo seletivo baseado no ENEM, sem utilizar o sistema SISU. As vagas serão destinadas exclusivamente para estudantes residentes no respectivo município ou em municípios participantes de consórcios municipais organizados para esse fim específico, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas do município participante.
 CONCEITO DE COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
No formato idealizado por Anísio Teixeira, constituiu ponto essencial do projeto de Reforma Universitária da UNE, no início da década de 1960. Naquele momento rico e turbulento da história recente do País, a entidade nacional dos estudantes realizou uma série de eventos que tomaram como foco a questão da educação superior. Incorporando a Reforma Universitária no rol das reformas de base, ideia-força da mobilização social daquele período, o Colégio Universitário foi proposto como a principal estratégia para garantir o acesso das classes populares à educação superior.
 EDITAL
A universidade abriu edital de seleção para Bolsa de Auxílio Permanência, a qual destinará até R$ 450,00 / mês para o estudante. Link do edital: http://www.ufsb.edu.br/
 CAMPI
Campus Jorge Amado - Itabuna
Reitoria: Campus Jorge Amado, Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415, Ferradas, Itabuna, Bahia, CEP 45613-204
Fones: 73 3616-3180 / 3380
Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Inovação (CFCTI)
Centro de Formação em Comunicação e Artes (CFCAr)
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado
 Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro
Avenida dos Navegantes,255 - Centro Comercial Brasil, Loja 8 (na rua dos Periquitos) - CEP 45810-970
Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS)Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa
 Campus Paulo Freire - Teixeira de Freitas
Praça Joana Angélica, 250, bairro São José CEP: 45988-058
Fone 73 3291-2089 / 3292-5834
Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS)
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...