CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Plantando árvores para lembrar o 5 de junho

 


POR Arnold Coelho Jornalista MTB 6446/BA

O dia 5 de junho - para muitos - é só mais um dos 365 dias do ano. Para nós, ambientalistas ou amantes da natureza, é a data que foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A escolha aconteceu em uma conferência em junho de 1972, em Estocolmo (Suécia). A data foi definida com a aprovação de 113 países e nascia ali o dia para se pensar, discutir e debater sobre o meio ambiente.

Essa data serve basicamente para que os poderosos parem por um dia, olhem para o planeta e discutam como fazer leis ambientais, além de definirem para onde enviar um punhado de dinheiro, com o intuito de mostrar para o mundo que eles estão “preocupados” com o futuro do planeta. 

Diferente da ONU, eu penso que todo dia é dia de preservar e cuidar do meio ambiente, e tento, com alguns amigos, fazer diferente, dentro da nossa realidade local. Temos um pequeno grupo de amigos nas redes sociais, divididos entre a Turma da Caminhada e a Caminhada Ecológica, onde divulgamos pequenas ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

No nosso grupo não existe um dia ou uma regra a ser cumprida, basta que um participante tenha tempo e disponibilidade para plantar, e a ação acontece, com um, dois ou vários integrantes. Tudo é muito simples, e sempre que podemos plantar uma árvore, nós plantamos.

Hoje, domingo, 4 de junho, eu, Sandoval e Ailson resolvemos fazer uma caminhada até a represa do SAAE, na Serra do Córrego Grande, para plantarmos duas árvores para homenagear o “dia 5 de junho”. Saímos cedinho, subimos a serra e aproveitamos para visitar o casal Dantas e Val, que tem uma linda fazenda próximo da represa. Colocamos o papo em dia, tomamos um delicioso café e em seguida plantamos as árvores. 

A ação foi simbólica e na volta catamos o lixo que encontramos pelo caminho com a certeza que voltaremos em breve para plantar mais árvores, sem pensar em quantidade, pois o que vale é a boa intenção e a ação.

Arnold Coelho - Um amante da natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITAJU DO COLÔNIA - A Prefeitura por meio fdo Projeto "Anjos de Asas" tem levado mais saúde a quem mais precisa

  ASCOM Itaju do Colônia  O Projeto ANJOS DE ASAS já se encontra em Itaju do Colônia, oferecendo atendimento médico de qualidade para a comu...