CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Ibicaraí recebe segunda consulta pública do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira



ASCOM Ibicaraí Fotos  Arnold Coelho

Durante toda a manhã da última quarta-feira, dia 26, o plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí recebeu dezenas de pessoas, entre elas, técnicos e profissionais da área, secretários e funcionários da prefeitura, pequenos agricultores, donos de propriedades rurais e representantes de assentamentos que compõem a Bacia do Rio Cachoeira no município para assistirem a segunda consulta pública do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. 
A consulta foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A ação está inserida no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-Bahia) da Sema, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de R$ 1,4 milhão. Os estudos na Bacia do Rio Cachoeira estão sendo feitos pelo consórcio contratado, formado pelas empresas V&S Ambiental e Nemus. 
Os dados coletados são levados às consultas públicas e debatidos com a realidade dessas localidades, para então elaborar o Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, que abrange 14 municípios no Sul da Bahia (Itororó, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Santa Cruz da Vitória, Barro Preto, Jussari, São José da Vitória, Buerarema, Itapetinga, Itabuna e Ilhéus). 

O prefeito Lula Brandão fez uma breve fala sobre as questões ambientais em Ibicaraí e a necessidade em recuperar e proteger as nascentes, além de revitalizar o trecho do Rio Salgado que corta o município de Ibicaraí. "São muitas demandas e a questão ambiental é importante no meu governo. Montei uma equipe qualificada na secretaria municipal de Agricultura, Planejamento e Meio Ambiente com técnicos e profissionais comprometidos com a nossa cidade e tenho visto o resultado. Nesses sete meses avançamos com ações relativas ao meio rural e as questões ambientais e os resíduos sólidos. Regularização Fundiária, Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Cadastro Imobiliário Rural, Pagamento por Serviços Ambientais e uma solução para o nosso lixão são pautas importantes que cobro diariamente da secretária Telma e equipe", disse o prefeito.

PSA - Na parte final da ação o agrônomo e especialista em Biologia de Floresta Tropical, Volney Fernandes, fez uma palestra sobre o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e o projeto Pratigi Produtor de Água, implantado no município de Ibirapitanga, sendo referência em toda a Bahia, com destaque nacional no Jornal Nacional e Globo Repórter.

Hoje, quinta-feira, dia 27, a terceira consulta acontecerá no município de Itabuna. Os interessados podem acessar o projeto pelo endereço online www.cachoeira.participacaopublica.com, enviar suas propostas e participar da consulta pública online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...