CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Secretaria de Saúde de Floresta Azul intensifica ações voltadas ao combate do Aedes aegypti



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
 Na manhã da última segunda-feira, 15, a secretária de Saúde de Floresta Azul, Domilene Costa, se reuniu com enfermeiros, Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), equipe do NASF, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária na Unidade de Saúde da Família Eduardo Bizarria Mamede, com o objetivo de traçar as ações a serem desenvolvidas em Floresta Azul no combate ao Aedes aegypti.
Com a publicação da portaria ministerial 2.121, de dezembro de 2015, onde o Ministério da Saúde reforça as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas equipes de atenção básica, e sabendo que as ações em processos epidêmicos são de responsabilidade da união, estados e municípios, a prefeita Sandra Cardoso publicou portaria municipal aderindo à portaria 2.121 do ministério e integrando as equipes da atenção básica municipal nas ações voltadas ao combate do mosquito.
Dessa forma, além da parte educativa e assistência aos casos suspeitos pelos profissionais nas unidades de saúde, os ACS estarão acompanhando os ACE no trabalho de campo, vistoriando os domicílios, orientando os moradores e realizando remoção mecânica de possíveis focos encontrados. Para isso, está programada para hoje, quarta-feira, 17, capacitação com os agentes comunitários do município.
Paralelamente a isso já foram iniciadas as limpezas nos terrenos baldios por uma equipe da secretaria de Infraestrutura. Está programada também uma capacitação para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para o manejo clínico dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya, além da compra de material necessário para trabalho em campo e também para atendimento aos casos suspeitos nas unidades.
"Vale salientar que a atual gestão continua em alerta e tomando as medidas necessárias para evitar uma epidemia em nosso município, mas nenhuma ação terá sucesso se a população não contribuir, cada um de sua forma, cuidando do seu domicílio, do seu estabelecimento comercial, eliminando possíveis focos do mosquito", disse Domilene Borges, secretária de Saúde de Floresta Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...