CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Produção de veículos cai 29% em janeiro ante 2015, diz Anfavea

145,1 mil unidades foram produzidas no Brasil em janeiro.

Em relação a dezembro, houve avanço de 1,6%.

Luciana de Oliveira
Do G1, em São Paulo
Funcionário trabalhando em fábrica de automovéis em São Paulo (Foto: REUTERS/Nacho Doce)Funcionário trabalhando em fábrica de automovéis em São Paulo (Foto: REUTERS/Nacho Doce)
A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil começou 2016 agravando o declínio de 22,8% registrado em 2015. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pela associação de fabricantes (Anfavea), saíram das fábricas instaladas no país 145,1 mil unidades, contra 203 mil em janeiro do ano passado, o que representa queda de 29,3%.
O resultado de janeiro colocou a produção de janeiro em nível semelhante ao registrado em 2003, por causa da necessidade de ajustar os estoques, segundo Luiz Moan, presidente da Anfavea.
Cerca de 254 mil veículos estavam nos pátios da montadoras e concessionárias, no final de janeiro, o que daria para 49 dias de vendas no ritmo atual.
Já em relação a dezembro, que somou 142,8 mil unidades, houve um pequeno avanço de 1,6% na produção.
Vendas
Os licenciamentos apresentaram queda maior, de 38,8%, em linha com os números divulgados pelos concessionários no início da semana. Para Moan, o resultado ruim já era esperado.

"(O declínio) Era previsto porque a base de comparação com o primeiro trimestre do ano passado era bastante inchada porque ainda tínhamos carros com desconto no IPI", afirmou o executivo.
Após desonerações do governo federal, o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) voltou às alíquotas regulares em 1º de janeiro de 2015, mas veículos faturados em dezembro ainda eram encontrados mais baratos nas lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Ibicaraí tem palestra da PM sobre implantação de serviço de monitoramento

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A décima segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu na n...