CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 28 de março de 2013

Reunião Técnica destacou a necessidade de repensar políticas públicas de inclusão


Durante a apresentação técnica de apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta terça-feira (26), na FTC, em Itabuna, o Apoiador Institucional do Programa “Viver sem Limites” na Bahia, Moyses de Oliveira Leal destacou a importância de adesão ao projeto do Governo Federal, com vistas à formação de um comitê gestor visando repensar as políticas públicas de inclusão dos municípios, em parceria com o Estado e a União.
A proposta prevê a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência, permitindo a igualdade no que diz respeito a educação, saúde, acessibilidade e inclusão nas diversas instâncias sociais. “A adesão é um compromisso político e as políticas públicas no município precisam ser reestruturadas e melhor articuladas dentro da conjuntura dos governos locais”, explicou Moyses.
O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e associações de deficientes da região em um debate democrático sobre a estrutura do Plano Nacional. O prefeito de Ibicaraí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, Lenildo Santana aprovou a iniciativa do Governo Federal ao apresentar aos gestores a necessidade de implantar aparelhos inclusivos nos municípios, que poderão fazer parte, já da construção dos Planos Plurianuais.
Com a finalidade de promover a articulação promocional para a adaptação do Plano às realidades locais, a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin), representada pela coordenadora de Assuntos Federativos, Elisa Pellegrini estará atuando, juntamente com as prefeituras para o melhor aproveitamento das ofertas públicas, disponibilizadas pelo Governo Federal e apresentadas aos municípios.
Próximas reuniões
As Reuniões Técnicas continuam na tarde desta quarta-feira (27), no auditório da FTC, com os Conselhos da Pessoa com Deficiência, de Assistência Social, Diretos Humanos, de Saúde, Educação, dos Direitos da Criança e Adolescente, além da presença de diretores de Escolas, Cras e Creas. Já na quinta-feira (28), o Plano será apresentado a Sociedade Civil Organizada (Associações de Pessoas com Deficiência etc.), aos Movimentos Sociais e os Agentes Comunitários de Saúde, no auditório do Hotel Tarik Fontes, das 9 às 12 horas.

Fonte: ASCOM AMURC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...