CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 7 de março de 2013

Fóruns ganham a adesão de secretários municipais


A iniciativa de reunir secretários municipais com o intuito de buscar soluções para as demandas locais vem dando certo. Nesta semana, secretários das pastas de Assistência Social e de Agricultura de várias cidades, apontaram as principais demandas e compartilharam informações sobre projetos e recursos provenientes do Governo Federal. Os fóruns integram o Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS), desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Amurc.
Até o momento foram formalizados os fóruns de Administração, Procuradores, Cultura, Assistência Social, Educação e Agricultura. O Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Raimundo Bonfim dos Santos avaliou positivamente as reuniões dos Fóruns Municipais, pois, segundo ele, a universidade por si só não teria condições de atender as demandas, “e o fórum é um instrumento para qualificar as pessoas para que as mesmas possam resolver seus próprios problemas locais”, afirmou.
Durante a apresentação do programa Agir aos secretários municipais, o coordenador executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, Luciano Veiga destacou que ao longo do projeto a ideia é construir um fórum para cada secretaria municipal, tornando-a autossustentável no desenvolvimento de suas ações. “A autonomia das secretarias permitirá condições de captação de recursos além do repasse vindo do FPM. Para isso, se torna necessário a capacitação do corpo técnico para a elaboração de projetos”, explicou.
Demandas
Dentre as reivindicações mais comuns apresentadas pelos secretários de Agricultura dos municípios integrados do Território Litoral Sul destaca-se a decadência com as estradas vicinais, a falta de recursos financeiros nas secretarias, a necessidade de capacitação técnica na área de projetos e de treinamento continuado aos produtores rurais, a falta de orientação na área de gestão, entre outras deficiências apresentadas.
Para a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, que também é vice-prefeita da cidade de Barro Preto, Izabella Weyll da Silva Rocha, as demandas são iguais na maioria dos municípios, mas acredita que através do Fórum estará encontrando as soluções para os principais entraves, com o apoio da Amurc, Uesc e demais secretários. “O Fórum é muito importante, pois está permitindo compartilhar informações para socializar e incentivar o desenvolvimento de projetos para a Agricultura nos municípios do interior da Bahia”, avaliou.
O atual presidente do Fórum de secretários de Agricultura é o engenheiro agrônomo, Antônio Marcelino de Oliveira Santos, mas na próxima reunião prevista para o dia 13, na Uesc será realizada a eleição para a escolha do novo presidente a frente do Freade. O encontro será também uma oportunidade para que os representantes municipais possam criar uma carta de reivindicações para ser apresentada no Seminário de Agricultura do Estado previsto para o dia 22 desse mês.

Fonte: ASCOM - AMURC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...