CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto baiano pode ter verba de Kadafi



Danielle Nogueira
Agência o Globo
Xique -Xique  
                               
 É no sertão baiano, às margens do Rio São Francisco, que o governo de Muamar Kadafi – envolvido em uma sangrenta disputa com rebeldes para se manter à frente da Líbia- pode fazer uma grande aposta de investimento no Brasil. Nas cidades de Xique-Xique e Itaguaçu (a 500   quilômetros de Salvador)está sendo implantado um dos maiores projetos de irrigação do pais: o Baixio do Irecê, com orçamento   de 880 milhões, dos quais R$ 550 milhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
O projeto por ora, está sendo tocado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales  do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) estatal  ligada ao Ministério da Integração Nacional, e deve ser licitado ainda este ano no âmbito das parcerias Público Privada. Entre os cotados para ganhar o leilão esta o consórcio formarmado pela Codeverde  que tem como sócio majoritário o grupo Odebrecht – e o miliário fundo soberano da Líbia o Libian Arab Foreing Company (Lafico), controlado pelo governo Kadafi e com investimentos diversos, que inclui até o time de futebol Italiano Juventus.
O consórcio já destinou U$$1,5 milhão – cada parceiro arcou com metade dos custos – para o desenvolvimento de uma proposta de modelo de negócios para a região, apresentada ao governo brasileiro em 2007 e que hoje esta sendo aprimorada pelo Banco Mundial. É ela que servirá de base para o edital de licitação do Baixio de Irecê.

Fonte: Jornal A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...