CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 20 de março de 2017

Reino Unido vai lançar processo Brexit em 29 de março

A primeira-ministra britânica, Theresa May, irá dar início ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia na quarta-feira (29) de março, segundo a Reuters. A decisão se deixar o bloco foi tomada em um referendo em junho de 2016 e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares britânicos.

O processo, que ficou conhecido como Brexit, começa a partir do envio de uma carta de May a Bruxelas para ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que é um plano para todo país que deseja sair da União Europeia. Antes dele, não havia um mecanismo formal para um país deixar o bloco, como explica a BBC.

O porta-voz da premiê britânica afirmou que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já foi informado da decisão, que é inédita no bloco. A negociação será longa. Estão previstos dois anos de prazo para a conclusão, mas especialistas afirmam que pode durar mais do que isso.

Na quinta-feira (16), a rainha Elizabeth 2ª autorizou formalmente Theresa May a dar início às negociações oficiais para a saída da União Europeia. Desde então, a primeira-ministra tem a liberdade para dar início ao longo processo a qualquer momento.

O Parlamento britânico aprovou na segunda-feira (13) a lei que permitirá ao país se retirar do bloco europeu, cumprindo o que foi decidido em plebiscito em junho do ano passado.

Artigo 50

O artigo 50 foi assinado por todos os membros da União Europeia e virou lei em 2009, de acordo com a BBC. Ele afirma que qualquer retirada precisa ser aprovada por uma "maioria qualificada" (72% dos membros remanescentes, representando 65% da população), mas também precisa do apoio dos membros do Parlamento Europeu. O quinto parágrafo fala da possibilidade de um país querer retornar à UE depois de ter se retirado dela.

Durante as negociações, o Reino Unido continuará membro da União Europeia, fará parte do mercado único e se submeterá às leis europeias, incluindo àquela sobre movimentação livre de pessoas.

Os britânicos, porém, já renunciaram à presidência rotativa do Conselho Europeu - que estava marcada para a segunda metade de 2017 - para se concentrar nas negociações do Brexit.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...