CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 23 de março de 2015

Lenildo aprova a proposta de consorciamento da saúde na Bahia



Durante um encontro na manhã desta sexta-feira, 20, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o governador da Bahia, Rui Costa apresentou aos prefeitos e presidentes de consórcios, um projeto para a implantação de um Consórcio Interfederativo de Saúde, no qual os municípios e o Estado serão responsáveis pela gestão regionalizada de 32 especialidades médicas. A proposta foi aprovada pelo presidente da Amurc e do CDS-LS, Lenildo Santana, que de acordo com ele, vai proporcionar um maior atendimento às demandas municipais nas 28 microrregiões.
Segundo o Governador, o consórcio terá um gestor, os municípios e o Estado serão cotistas do consórcio, a gestão será compartilhada e feita por pessoas capacitadas e treinadas. Serão implantadas 28 policlínicas, com 32 especialidades e equipamentos como tomógrafo, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. O equipamento vai dar suporte a Atenção Básica nos municípios, através das policlínicas, que inicialmente serão implantadas 10 unidades nas microrregiões e, posteriormente serão estendidas as demais unidades regionais.
A proposta foi apresentada em um momento importante para os municípios baianos do Sul da Bahia, que junto a Amurc buscam aumentar a oferta de serviços na área de saúde, ao mesmo tempo em que precisa equilibrar as finanças municipais. “Vejo o Consórcio como uma possibilidade de atender as demandas locais de forma descentralizada, pois é uma necessidade dos municípios da Bahia e do Brasil”, destacou Lenildo.
Saúde Regional
Recentemente, através de uma parceria firmada entre a Amurc, a Secretaria de Saúde do Estado, a prefeitura de Itabuna e de demais municípios do Sul da Bahia conseguiram o restabelecimento dos procedimentos de saúde que não estavam sendo executados nessa região por conta da necessidade de refinanciamento dos serviços.
Uma reunião está agendada para a próxima terça-feira, 24, às 8h30, no auditório do Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, para discutir sobre o fluxo da regulação de cirurgia eletiva que estão sendo contratualizados com o Estado. O encontro terá a presença da diretora de Regulação da Sesab, Mirian Bitencourt, o presidente da Amurc e representantes dos municípios de Itabuna e região.

Em seguida, às 10 horas, a reunião será com representantes dos municípios da Macrorregião Sul para a apresentação do fluxo regulatório dos serviços de Alta Complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...