CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 23 de março de 2015

Secretaria de Saúde continua o combate ao mosquito Aedes aegypti em Ibicaraí

 
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes
 O combate ao mosquito da Dengue e febre Chikungunya em Ibicaraí tem acontecido diariamente pelas ruas centrais da cidade, bairros e distritos. A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, tem feito um trabalho de fumacê (aplicação de inseticida) com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O bloqueio a uma ou mais ruas tem acontecido a partir de dados da Secretaria de Saúde, que recebe notificações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde cada novo caso é notificado e as informações são repassadas à Secretaria de Saúde, que analisa a região e determina se precisa acontecer o bloqueio do local.
Na manhã de ontem, sexta-feira (20), aconteceu um bloqueio nas ruas professora Waldir Pinto Montenegro Matos (antiga rua Brigadeiro Eduardo Gomes) e Miguel Malaquias dos Santos (antiga rua Aderbal Assis). Parte da equipe dos ACS de Ibicaraí fizeram uma frente de combate ao mosquito da Dengue (Aedes aegypti) e febre Chikungunya, com a aplicação do fumacê. A ação teve início às 09:30h com a aplicação do inseticida nas duas ruas e em diversos quintais e pontos críticos. Além da aplicação por todo o percurso, os Agentes de Saúde ouviram e orientaram os moradores como combater o mosquito.
 “Estamos recebendo diversos pedidos de bloqueio, mas é preciso que cada indivíduo com Dengue notifique no seu posto de saúde para que tenhamos números mínimos de notificações para só assim fazer o bloqueio do local. Precisamos comprovar junto a Secretaria de Saúde do Estado o motivo de cada fumacê. Só podemos aplicar o inseticida em locais com casos comprovados da Dengue ou febre Chikungunya”, disse o secretário municipal de Saúde, Pinheiro Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...