Para o cantor,
compositor e músico inglês Roger Waters, o show que apresentou na noite desta
quarta-feira (24), no Maracanã, com aplausos e vaias ao posicionamento do
artista contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), começou, na verdade, há
cerca de seis meses. Em uma manhã cinza de Londres, ele olhou a edição daquele
dia do jornal The Independent e soube da morte da vereadora Marielle Franco,
assassinada em 14 de março de 2018.
"Ela acreditava
em direitos humanos, assim como eu", ele diria mais tarde, já próximo ao
fim das quase três horas de apresentação da etapa carioca da turnês "Us +
Them". Antes disso, porém, o eterno baixista e principal compositor do
Pink Floyd entregaria um show com 18 sucessos da carreira da banda inglesa e
quatro canções de sua obra solo.
Cantor Roger Waters homenageia
vereadora Marielle Franco durante show
Bom Dia Rio
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Cantor Roger Waters homenageia vereadora Marielle
Franco durante show
Com atraso incomum
para um artista britânico – o show estava marcado para as 21h mas começou às
21h20, retardo causado pela chuva que cairia sem parar ao longo de toda a
apresentação –, o espetáculo teve início com a colagem sonora de "Speak to
me", faixa inicial de "The dark side of the moon", álbum de 1973
que é pedra fundamental do Rock e quarto disco mais vendido da história da
música. O artista seguiria no mesmo álbum com "Breath".
Logo em seguida, foi
a vez da instrumental "One of theses days", solitária incursão do
repertório do show no álbum "Meddle", de 1971, quando o Floyd estava
no auge de sua fase progressiva.
Os relógios no telão marcam o início da execução de
"Time", terceira canção do show. — Foto: Carlos Brito
Na sequência, mais
três faixas de "The dark side of the moon": o hino "Time",
"Breath (reprise)" e "The great gig in the sky", esta
última com as vocalizações feitas pelas cantoras Jess Wolfe e Holly Laessig –
vocalistas do grupo indie americano Lucius, que acompanham Waters na turnê.
"Welcome to the
machine" – comentário ácido do Pink Floyd sobre a desilução da banda com a
indústria musical e segunda faixa do álbum "Wish you were here", de
1975 – chegou em seguida. No telão, a animação original assinada pelo artista
inglês Gerald Scarfe faita para a canção à época do lançamento garantia o pano
de fundo.
A obra abriu caminho
para um momento pouco menos amigável da apresentação – da mesma forma como já
fizera nos shows anteriores desta turnê, Waters tocou três canções de seu álbum
solo mais recente, "Is this the life we really want?", de 2017:
"Déjà vu", "The last refugee" e "Picture that".
Por serem novas e
ainda pouco conhecidas, esse momento marcou o único instante do show no qual
pareceu haver algum distanciamento entre público e artista. Ainda assim, a
plateia ouviu as faixas com atenção respeitosa.
Mas não demorou
muito para Waters voltar a pegar nas mãos das 47 mil pessoas que estavam no
Maracanã. "Wish you were here" foi cantada em coro pela plateia, já
familizarizada com a canção cuja letra é um lamento pelo afastamento e progessiva
deterioração mental de Syd Barrett, membro fundador do Floyd.
Neste momento, o
show enfim entrou no repertório de "The wall", álbum de 1979 que é um
dos maiores sucessos comerciais e artísticos da história da banda. O som de
helicópeteros que marca o início de "The happiest days of our lives"
tomou conta dos auto-falantes – cuja potência já havia impressionado a plateia
durante a execução de "Welcome to the machine".
Crianças da Associação Beneficente São Martinho
participam de "Another brick in the wall - Part 2" — Foto: Carlos
Brito
Em seguida, um dos
momentos mais emocionais da apresentação: "Another brick in the wall -
Part 2", de longe a canção mais popular do Floyd, foi apresentada com o
coral de crianças da Associação Beneficente São Martinho. Todas usavam camisas
com a palavra "Resist". Elas ainda permaneceriam no palco para cantar
"Another brick in the wall - Part 3".
Diante de uma
plateia eufórica, Waters anunciou o intervalo de 20 minutos que divide as duas
partes do show.
O show do artista é,
durante quase todo o tempo, um ato de manifestação política. Isso fica ainda
mais claro na pausa, quando o telão apresenta uma série de mensagens. Os alvos
são variados: misoginia, fascismo, militarização, antissemitismo e racismo estão
entre eles.
O músico também
apresenta, ainda por meio do telão, uma lista de políticos de vários países do
mundo apontados por ele como fascistas – é neste momento que a frase
"Ponto de vista político censurado" surge para cobrir o nome do
candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro.
Telão reproduz fachada da Usina de Energia
Battersea, capa do álbum "Animals", de 1977. — Foto: Carlos Brito
A pausa chegou ao
fim quando, no telão, uma reprodução visual da hoje desativada Usina de Energia
de Battersea – presente na capa do álbum "Animals", do Pink Floyd,
1977 – irrompeu em direção ao céu nublado do Rio de Janeiro, com suas quatro chaminés
gigantes. Sobre elas, pairava o porco que é marca registrada da obra.
Para marcar de forma
clara a entrada no repertório de "Animals", duas músicas do álbum
foram tocadas em sequência: "Dogs", com seus 17 minutos de duração, e
"Pigs (Three different ones)".
Na primeira, os
integrantes da banda usaram máscaras de porcos para simular um jantar entre
corruptos. Neste momento, o próprio Waters, também utilizando uma máscara
suína, levantou dois cartazes - o primeiro dizia "O mundo é governado por
porcos". Já no segundo, a mensagem foi bem menos sutil":
"F...-se os porcos".
O porco inflável sobrevoa a plateia durante a
execução de "Pigs (Three different ones). — Foto: Carlos Brito
Em "Pigs",
um gigantesco porco inflável – em mais uma referência direta a
"Animals", álbum livremente inspirado em "A revolução dos
bichos", de George Orwell – pairou sobre a plateia. No corpo do animal,
uma frase: "Stay human" – "Continue humano". É durante esta
canção que Waters despeja toda sua crítica sobre o presidente dos Estados
Unidos, Donald Trump. Uma série de ilustrações irônicas relativas ao chefe do
executivo americano aparecem no telão.
O show retorna ao
repertório de "The dark side of the moon" com dois clássicos:
"Money" e "Us & Them" – esta última, canção que batiza
a turnê.
Raios laser reproduziram de forma tridimensional o
prisma da capa do álbum "The dark side of the moon". — Foto: Carlos
Brito
"Smell the
roses", outra passagem pela carreira solo de Waters, é seguida por mais
duas faixas de "The dark side of the moon": "Brain damage"
e "Eclipse". Neste momento, uma sequência de raios laser reproduz em
forma tridimensional o prisma que está na capa do álbum. O efeito é
impressionante e compreendido de forma imediata pelos fãs mais atentos.
É neste momento que
o show de Roger Waters e a história de Marielle Franco se encontram.
Justiça
Filha, irmã e viúva de Marielle Franco subiram ao
palco. — Foto: Carlos Brito
O cantor pediu que a
filha, Luyara Santos, a irmã, Anielle Franco, e viúva de Mariella Franco,
Mônica Benício, subissem ao palco.
Juntas, elas
protestaram contra a demora no esclarecimento do assassinato da vereadora e
exigiram justiça. O pedido foi acolhido pelo público na forma de gritos de
"Justiça!"
"O problema é
que nem todo mundo acredita em direios humanos", lamentou Waters, já
vestido com uma camisa onde estava escrita a frase "Lute como Marielle
Franco".
Após o protesto, a
apresentação foi retomada como "Mother". Na canção que explora a
relação do filho inseguro com a mãe dominadora – uma das composições mais
poderosas de "The wall" –, Waters repetiu um artifício que já havia
utilizado em 2011, durante a turnê na qual tocava as faixas do álbum.
Para responder a
pergunta de um dos versos da canção - "Mother, should I trust the
government?" (Mãe, devo acreditar no governo?") -, a resposta é dada
no telão: "Nem f...".
"Comfortably
numb", também de "The wall", encerrou o show em momento
inspirado do guitarrista Dave Kilminster, improvisando com liberdade criativa
sobre o solo original de David Gilmour.
Ao fim do show, Waters agradece a presença do
público. — Foto: Carlos Brito
Desde antes do
início da apresentação até depois do fim do espetáculo, quando a plateia já
saía da Maracanã, uma situação se repetiu várias vezes: parte do público
griatava "Ele não!", grito que se tornou símbolo da crítica ao
candidato ao candidato Jair Bolsonaro.
Na maioria das
vezes, no entanto, os gritos eram confrontados com vaias de outra parte do
público, favoráveis ao candidato – situação semelhante às ocorridas nos shows
anteriores desta turnê no Brasil.
Diferenças políticas
à parte, o que se viu durante a maior parte do tempo na noite de quarta-feira
(24), no Maracanã, bem mais que embates e desentendimentos, foram pessoas que
pensam de maneiras opostas cantando juntas, em uma única voz.
Situação resumida
nas duas primeiras frases de "Us and them", canção que dá nome à
turnê: "Us and them. And after all, we're only ordinary men". ("Nós e eles. E
depois tudo, somos apenas homens comuns").
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