CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 27 de abril de 2018

SMAS de Ibicaraí promove encontro do 1ª Infância do SUAS – Criança Feliz



ASCOM Ibicaraí
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibicaraí(SMAS), realizou na tarde da última terça-feira, dia 24, na Unidade Básica de Saúde Gelson Lopes (ao lado da Fábrica de Chocolate), o primeiro encontro do programa 1ª Infância no SUAS – Criança Feliz, direcionado para gestantes e mães com crianças de 0 a 3 anos, com o tema: A importância do aleitamento materno e de hábitos alimentares saudáveis na 1ª Infância.
A supervisora do SUAS, Jaqueline Leite, falou sobre os principais objetivos do programa, como a promoção e o apoio ao desenvolvimento infantil na primeira infância; o apoio à gestante no nascimento da criança; o fortalecimento do vínculo da família da gestante e o cuidado com a criança nos anos iniciais da primeira infância, além de orientar as mães na busca pelos serviços públicos ofertados no seu município. “Nossa equipe conta ainda com quatro visitadores (Erika Ramos, Matheus Oliveira, Ivanise Cardoso e Jaine Silva), que fazem visitas domiciliares por todo o município, cadastrando e coletando dados das mães e futuras mamães e das crianças”, disse Jaqueline.
A nutricionista Lenira Martins palestrou sobre a importância do aleitamento materno e os hábitos alimentares saudáveis, evitando a obesidade e desnutrição da criança. Em seguida a secretária de Assistência Social Alesandra Brandão agradeceu a presença das mães presentes e lembrou da importância da realização do cadastro das mães e dos bebês e comparecimento nos encontros. “A sua presença e a participação ativa das gestantes e mães com seus filhos até três anos só fortalece o programa e ajuda a melhorar os programas de políticas públicas. A primeira infância é a base para o futuro de qualquer criança, e você, mãe, é a parte mais importante nesse projeto”, disse a secretária.
Na parte final da ação foi realizada uma apresentação de fantoches pela equipe do SCFV e a distribuição de um kit alimentação (com prato, copo e colher) para as mães presentes, além da distribuição de livros didáticos ofertados pela Fundação Itaú Social. Ao final da ação foi servido um lanche para todos os presentes.
Estiveram presentes a ação a secretária municipal de Assistência Social, Alesandra Brandão e equipe do SMAS; a gestora do SUAS, Juliana Costa; a supervisora do SUAS, Jaqueline Leite; a nutricionista Lenira Martins; a coordenadora do CRAS, Thayse Pascoal; a psicóloga do CRAS, Juliana Henrique; a gestora do programa Bolsa Família, Daniela dos Santos; a coordenadora do SCFV, Josciele Barbosa e a coordenadora do Creas, Gláucia Rezende.
Na quarta-feira, dia 25, pela parte da tarde, esse mesmo projeto fora levado ao Cras da Vila Santa Izabel e apresentado às mamães daquela localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...