Aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 18, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma capacitação para os enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) e que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação foi realizada pela Prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Saúde e o Programa Saúde na Escola (PSE), e teve a organização das coordenadoras PSE Luciane Borges (Saúde) e Nelizia Ferreira (Educação).
A capacitação foi ministrada pelo oftalmologista Renato Rabelo, que falou para os profissionais de saúde sobre a importância do Teste de Snellen, feito com a Tabela de Snellen, para avaliar a acuidade visual dos alunos da rede pública municipal e estadual, determinando se o aluno precisa ou não passar por um exame oftalmológico.
Essa capacitação serviu para preparar os enfermeiros do Programa Saúde na Escola (PSE) do município, que farão uma triagem em todas as escolas municipais e estaduais, além da APAE, creches e os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, aplicando o Teste de Snellen, que irá detectar quais os alunos precisarão passar por um oftalmologista para fazer o exame de vista.
Segundo o oftalmologista Renato Rabelo, esse teste não é válido como exame, mas serve como triagem para definir quais os alunos precisarão fazer o exame de vista. O papel do enfermeiro do PSE é fazer a triagem e descobrir qual aluno tem problema de visão. Os alunos que não passarem no teste serão encaminhados para um oftalmologista.
Programa Saúde na Escola - PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos de rede pública de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário