CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 3 de abril de 2018

Metade das capitais prevê déficit primário mesmo com investimento menor em 2018

Quedas em repasses de estados e União e recuo na arrecadação são apontados como principais motivos para redução


Por Juliana Cardilli e Vitor Sorano*, G1, São Paulo
03/04/2018 06h14  Atualizado há 2 horas

O orçamento para 2018 das capitais brasileiras é o primeiro elaborado pelas gestões eleitas em 2016. E, nessa estreia, a maioria delas, 19, está prevendo investir menos que havia sido orçado para o ano anterior.

Apesar disso, 13 pediram e conseguiram autorização para terminar 2018 com déficit primário - ou seja as receitas, como impostos e transferências de estados e da União, não serão suficientes para bancar as despesas, como pagamento de pessoal e investimentos, sem contar as operações financeiras, como pagamento de juros e amortização de empréstimos. A diferença precisa ser coberta por novos empréstimos, caixa ou venda de ativos.

É o que mostra um levantamento feito pelo G1 nas contas públicas das 26 capitais. Foram analisadas as leis orçamentárias que foram propostas pelos prefeitos, aprovadas pelas Câmaras municipais e sancionadas, e as prestações de contas já publicadas.

O cenário é melhor que o de 2017, quando 16 capitais previam queda nos investimentos e déficit primário.

As previsões econômicas para 2018, entretanto, também são melhores, o que se reflete na arrecadação das prefeituras. Segundo o último boletim Focus, por meio do qual o Banco Central monitora as perspectivas do mercado financeiro, o PIB deve 2,89% neste ano, quase três vezes mais que o 1% do ano passado (a previsão no início do ano, quando as leis orçamentárias costumam ser sancionadas, era de alta de 0,5%).

Veja a situação da sua capital


Os investimentos são os gastos com obras e compras de equipamentos destinados a ampliar a capacidade das prefeituras de atenderem à população, como a construção de terminais de ônibus e a aquisição de aparelhos para a realização exames médicos.

Quando uma prefeitura prevê reduções nesse tipo de despesas, são essas as atividades que podem ser afetadas.


"A queda do investimento basicamente afeta o andamento dos serviços públicos e a ampliação dos serviços. Uma nova unidade básica de saúde, equipamentos a comprar, obras em praças públicas, pavimentação, tudo isso aí fica prejudicado", diz Fábio Klein, economista da Tendências Consultoria que auxiliou na elaboração da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim do álcool 70%: venda do produto volta a ser proibida no Brasil; entenda motivo

  Fonte InfoMoney Estabelecimentos terão até 30 de abril para esgotar os estoques; produto em gel continua sendo permitido Álcool é muito ut...