CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Prefeito de Ibicaraí discute parceria com a Fábrica de Chocolate Bahia Cacau


ASCOM Ibicaraí fotos Arnold Coelho

O prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, visitou na tarde da última sexta-feira, dia 25, a fábrica de chocolate Bahia Cacau, para discutir uma possível parceria para a compra de nibs de cacau para reforçar a merenda escolar da rede municipal de ensino.

De acordo com o prefeito Lula Brandão, a parceria é uma forma de valorizar e apoiar a agricultura familiar. "Se esse produto é feito em nossa cidade, com a nossa matéria prima (cacau), e tem o pequeno agricultor como parte integrante do processo, além de ampliar o leque de produtos que são produzidos em nossa cidade, gerando emprego e garantindo a circulação de renda no comércio local, nós iremos buscar meios legais para apoiar”.

Na reunião, discutiram a possibilidade da secretaria municipal de Educação inserir, em caráter experimental, o nibs de cacau na merenda dos alunos de toda rede municipal de ensino. Segundo Adriana Assis, é importante entender o aluno, pois não é tão simples inserir o chocolate na merenda do mesmo sem a sua aprovação. "Cada escola segue uma rotina e acompanhamos de perto todo o processo com nossos nutricionistas. Quando o aluno não quer, a merenda volta", disse Adriana.

Brandão explicou que adquirir parte da produção para servir na merenda do aluno é uma forma de colaborar e difundir a riqueza do município. “Afinal, o mundo nos conhece como região cacaueira. O cacau é o nosso maior legado e nossa maior riqueza".

De acordo com o presidente da Coopfesba, cooperativa gestora da marca Bahia Cacau, Osaná Crisóstomo, é importante inserir o nibs na merenda escolar, pois além de ser um excelente alimento, garantindo valores nutricionais importantes para o desenvolvimento humano, garante renda para o cooperado, que tem a sua safra comprada a preço acima do mercado. “Adquirimos novas máquinas via edital da CAR e estamos concluindo a loja da fábrica e pretendemos inaugurar no dia 22 de outubro, aniversário da cidade”.

Brandão esteve acompanhado da vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis; da secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Telma Elízia e do secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Flávio Campos. O prefeito foi recebido pelo presidente da Coopfesba, cooperativa gestora da marca Bahia Cacau, Osaná Crisóstomo e Marcos Andrade (UESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Pescadores artesanais comercializam cerca de dois milhões de reais na quaresma

  Assessoria de Comunicação da CAR   Piscicultores (as) e pescadores (as) artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Gr...