CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Pela primeira vez, Copa do Brasil tem só campeões nas quartas de final

Todos os oito clubes sobreviventes venceram o torneio no passado. Somados, eles têm 18 das 27 taças já distribuídas, com destaque para Cruzeiro e Grêmio

Por 
Rio de Janeiro
Mosaico 3D mostra Fernando Prass e a taça da Copa do Brasil (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Palmeiras é o atual campeão da Copa do Brasil (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Apenas campeões sobreviveram na Copa do Brasil de 2016. Pela primeira vez, o torneio terá, nas quartas de final, exclusivamente equipes que foram campeãs no passado. Os oito times restantes somam 18 das 27 taças já distribuídas pela competição – com destaque para a presença dos dois recordistas, Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada. Os confrontos da nova etapa da disputa serão definidos na manhã desta sexta-feira, a partir das 9h, em sorteio na CBF.


Inter e Juventude garantiram vaga nesta quinta-feira, eliminando Fortaleza e São Paulo, respectivamente. As duas equipes perderam os jogos de volta por 1 a 0, mas se garantiram pelo que fizeram na ida. O Colorado havia vencido o time cearense por 3 a 0, e o Juventude bateu o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, assegurando a vaga porque marcou mais gols fora de casa. Com isso, somaram-se aos classificados um dia antes: Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Santos, Atlético-MG e Cruzeiro. 



As quartas de final serão polarizadas entre clubes gaúchos, mineiros e paulistas. Os cariocas ficaram pelo caminho com as eliminações de Botafogo, Fluminense e Vasco – que caíram para Cruzeiro, Corinthians e Santos, respectivamente. O Flamengo foi derrubado pelo Fortaleza na segunda fase. Os Cariocas também haviam ficado fora das quartas de final em 2012, quando Flamengo, Vasco e Fluminense disputaram a Taça Libertadores (na época quem a jogava ficava fora da Copa do Brasil) e o Botafogo foi eliminado pelo Vitória nas oitavas de final.



A presença de tantos clubes grandes na reta final de um torneio que costuma abrir espaço aos pequenos (clubes como Juventude, Santo André e Paulista já foram campeões) se justifica pela mudança ocorrida em 2013, quando ficou definido que as equipes classificadas à Libertadores também disputariam a Copa do Brasil – e entrando já nas oitavas de final. Este ano, foram os casos de Atlético-MG, Grêmio, Corinthians, Palmeiras e São Paulo – além do Inter, que não esteve na Libertadores, mas teve o mesmo benefício por ser o quinto colocado no Brasileirão passado. Deles, só o Tricolor paulista não conseguiu avançar às quartas.



Cruzeiro, Santos e Juventude foram os únicos dos oito sobreviventes a disputar a Copa do Brasil desde a primeira fase. Os mineiros passaram por Campinense, Londrina, Vitória e Botafogo. O Peixe eliminou Santos-AP, Galvez, Gama e Vasco. O Ju superou Tocantinópolis, Coritiba e Paysandu até bater o São Paulo. 



O clube de Caxias do Sul é o azarão entre os gigantes nas quartas da Copa do Brasil. Mas ele conhece bem o torneio. Em 1999, foi campeão ao superar o Botafogo na decisão. Atlético-MG, Inter e Santos também têm um título cada. Corinthians e Palmeiras são tricampeões – superados apenas por Cruzeiro e Grêmio, os únicos tetra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...