O ministro da Educação, Mendonça Filho, propôs à embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, um programa de intercâmbio entre os dois países para estudantes do ensino médio de baixa renda. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, a proposta, feita durante uma reunião entre os dois nesta quinta-feira (11), em Brasília, foi bem recebida.
Atualmente, os EUA já mantêm um programa de intercâmbio para estudantes brasileiros de baixa renda e com idade entre 15 e 18 anos, conhecido como Jovens Embaixadores. As inscrições para a próxima turma de estudantes está aberta até 19 de agosto no site oficial do programa .
“Queremos que os alunos de escolas públicas do Brasil possam estudar inglês nos Estados Unidos por um semestre, como os garotos com alta renda já fazem hoje em dia”, afirmou o ministro, de acordo com a nota do MEC. A diferença da proposta feita pelo MEC nesta quinta é a duração: o Jovens Embaixadores seleciona 50 jovens para uma viagem de teor cultural de três semanas.
No encontro, a embaixadora americana pediu para que o governo acelere o processo de finalização da parceria assinada entre a presidente afastada Dilma Rousseff e o governo americano em Washington, em 2015, com o objetivo de aumentar a cooperação dos dois países na educação técnica e profissionalizante. Segundo o MEC, atualmente o processo está em análise no Ministério das Relações Exteriores, e ainda precisa passar pela Casa Civil antes de ser enviado para votação no Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário