CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cartunistas postam tirinhas sobre ataque em Paris

David Pope, Carlos Latuff e Liniers repercutiram incidente no Twitter.

Sede da revista 'Charlie Hebdo' foi alvo de tiros; 12 pessoas morreram.

Do G1, em São Paulo
Liniers postou desenho em apoio à revista 'Charlie Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)Liniers postou desenho em apoio à revista 'Charlie Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)
 
ATENTADO EM PARIS
Ataque a sede de revista matou 12 pessoas
Os quadrinistas do G1, Arnaldo Branco e André Dahmer, e artistas como o argentino Liniers, o brasileiro Carlos Latuff e o holandês Ruben L. Oppenheimer homenagearam os colegas e repercutiram o ataque, que deixou ainda outras oito pessoas mortas. Os jornais "Le Monde", "Washington Post" e "The Independent" também publicaram cartuns sobre o caso.
Veja abaixo algumas das ilustrações e depoimentos:

Arnaldo Branco
Não entendo como alguém que acredita tanto no poder de sua fé sinta que ela está sob ameaça quando alguém faz uma simples piada. Matar cartunistas para vingar seu profeta (segundo os relatos, é o que gritaram os assassinos no prédio da 'Charlie Hebdo') me faz questionar se a causa desses caras se sustenta sem uma dose cavalar de irracionalidade.

É claro que o movimento anti-islâmico vai crescer na Europa. Não sei se a ideia é mesmo criar esse clima de guerra ou se os atiradores imaginavam que a morte de uns desenhistas – esses cidadãos de segunda classe – não ia ter maior repercussão. De qualquer forma, fica registrada a covardia dos 'donos da Verdade'.
  •  
Charge de Arnaldo Branco sobre o atentado que matou cartunistas do Charlie Hebdo na França (Foto: Arnaldo Branco)Charge de Arnaldo Branco sobre o atentado que matou cartunistas do Charlie Hebdo na França (Foto: Arnaldo Branco)
André Dahmer
Mais um dia triste para os que acreditam que a inteligência é maior do que a violência. Wolinski foi assassinado. Com ele, três caras da melhor safra de cartunistas da França, além de outros jornalistas e funcionários da área de segurança.

Wolinski foi um dos mais prolíficos e geniais artista do humor gráfico do último século. Era um dos maiores artistas em atividade no mundo. Verdadeira lenda, um homem que influenciou três gerações de desenhistas: gente como Ziraldo, Laerte, Jaguar, Henfil e Fortuna lhe devem e muito. Todos beberam da obra do homem que fez uma verdadeira escola com seu humor, um apanhado feroz de crítica política e de costumes, com o traço livre e fluido que encantou tantos artistas do humor gráfico que vieram depois dele.
A violência ocorrida na redação do 'Charlie Hebdo' não nasceu ontem, perguntem aos iraquianos e paquistaneses. O recado é claro: ao matar os que se dedicam ao humor, o mundo mostra que chegamos ao nível máximo de violência e intolerância. Ou será que ainda não chegamos ao fundo do poço? Certamente, não. Poço com fundo é um conceito de otimistas.
Plantu
O jornal francês "Le Monde" usou um desenho do cartunista Plantu para prestar sua homenagem. Na imagem, uma mão com um lápis e a seguinte mensagem em vermelho: "Nossos corações estão com a 'Charlie Hebdo'".

Jornal francês 'Le Monde' postou tirinha do cartunista Plantu em homenagem aos artistas mortos no ataque à sede da 'Charlie Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)Jornal francês 'Le Monde' postou tirinha do cartunista Plantu em homenagem aos artistas mortos no ataque à sede da 'Charlie Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)
Ruben L. Oppenheimer
O cartunista político holandês Ruben L. Oppenheimer postou uma publicação forte em seu perfil no Twitter. A ilustração mostra dois lápis gigantes e um avião, em clara comparação do ataque à "Charlie Hebdo" ao atentado de 11 de setembro, nos Estados Unidos.

Ilustração de artista holandês compara ataque em Paris ao atentado de 11 de setembro (Foto: Reprodução/Twitter)Ilustração de artista holandês compara ataque em Paris ao atentado de 11 de setembro (Foto: Reprodução/Twitter)
Dave Brown
O jornal britânico "The Independent" adiantou a sua tirinha de quinta-feira (8), feita pelo cartunista Dave Brown, no Twitter. Na imagem, um pincel e um dedo em riste saindo da capa de uma edição do "Charlie Hebdo": um posicionamento bem claro em relação à liberdade de expressão.

Tirinha da 'The Independt' mostra o dedo em riste contra o ataque à sede da revista 'Charle Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)Tirinha da 'The Independt' mostra o dedo em riste contra o ataque à sede da revista 'Charle Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)
Liniers
O argentino Liniers, conhecido por sua sensibilidade, manteve o tom em sua homenagem ao ataque à sede da "Charlie Hebdo". No balão, a frase "Yo, de lo que soy fanático es de no ser fanático" (Eu, que sou fanático em não ser fanático).

Ricardo Liniers Siri, quadrinista argentino, publicou tirinha sobre a morte de Wolinski (Foto: Reprodução/Twitter)Ricardo Liniers Siri, quadrinista argentino, publicou tirinha sobre a morte de Wolinski (Foto: Reprodução/Twitter)
Em outro desenho, Liniers fugiu do seu traço usual e postou uma ilustração de apoio à "Charlie Hebdo". Em uma mão, um pincel, e na outra, uma edição da revista com um símbolo da paz. "Estamos com #CharlieHebdo", diz a legenda da foto.
Carlos Latuff
O cartunista brasileiro Carlos Latuff publicou uma tirinha com dois homens armados disparando contra a sede "Charlie Hebdo". No fundo, os tiros atingem uma mesquita.

Cartunista Carlos Latuff publicou tirinha sobre o ataque em Paris (Foto: Reprodução/Twitter)Cartunista Carlos Latuff publicou tirinha sobre o ataque em Paris (Foto: Reprodução/Twitter)
David Pope
O cartunista australiano David Pope postou um desenho de um homem mascarado e armado ao lado de um corpo. No balão, a frase "He drew first" (Ele desenhou primeiro), que ironiza a ambiguidade do verbo "drew", que também é usado no inglês para "sacar a arma".

David Pope, cartunista australiano, publicou tirinha sobre o ataque em Paris (Foto: Reprodução/Twitter)David Pope, cartunista australiano, publicou tirinha sobre o ataque em Paris (Foto: Reprodução/Twitter)
Ann Telnaes
A cartunista Ann Telnaes, do jornal norte-americano "Washington Post", postou uma tirinha que alude à uma fotografia de Stephane Charbonnier, editor da "Charlie Hebdo". Na ocasião da foto, Charbonnier defendia a independência editorial da publicação quando ela foi atacada em 2011. Em sua mão, uma revista com a frase "L'amour plus fort que la haine" (O amor é mais forte que o ódio).

Ann Telnaes, cartunista do jornal 'Washington Post', também comentou ataque à sede da 'Charlie Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)Ann Telnaes, cartunista do jornal 'Washington Post', também comentou ataque à sede da 'Charlie Hebdo' (Foto: Reprodução/Twitter)
Mala Imagen
O chileno Mala Imagen também homenageou os colegas mortos no ataque em Paris. Em sua ilustração, os cartunistas da "Charlie Hebdo" se defendem dos atiradores usando lápis.

Chileno Mala Imagen também homenageou cartunistas mortos na França (Foto: Reprodução/Twitter)Chileno Mala Imagen também homenageou cartunistas mortos na França (Foto: Reprodução/Twitter)
'El Jueves'
A revista satírica "El Jueves", da Espanha, também lamentou o ataque à "Charlie Hebdo". A ilustração mostra um pote de tinta vermelha virado e a frase "Malos tiempos para el humor" (Tempo ruim para o humor).

Desenho da revista 'El Jueves' lamenta ataque à sede da 'Charlie Hebdo', em Paris (Foto: Reprodução/Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...