CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

domingo, 19 de janeiro de 2014

Mais postos e novos médicos mudam a realidade da saúde em Floresta Azul


Texto e fotos: Antonio Lima
Preocupada em fazer o melhor para a população de Floresta Azul, a prefeita Dra. Sandra Cardoso tem realizado investimentos em melhorias para o município, principalmente o setor de saúde. Entre as principais realizações, na área de saúde, consta a ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), que conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos funcionando com médicos e mais a chegada da Dra. Nídia Barrera Escalona, médica cubana do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.  
A atual administração está construindo um posto de saúde no distrito de Coquinhos (que se encontra em fase final). A prefeita Dra. Sandra Cardoso conseguiu,  junto ao Governo Federal,  recurso da ordem de408 mil reais para a construção de um PSF na Rua São Luiz, no bairro Valencinha, no local da antiga Lavanderia Central. O processo de licitação da obra será dado no mês de fevereiro de 2014.

ATENDIMENTOS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Heleno Brás Magalhães, localizada na Praça Antonio de Ângelo, conta com o atendimento da Dra. Paula Brito durante os dias de segunda, quarta e quinta-feira. A UBS Marcelina Bispo de Oliveira, situada à Rua Edna Matos, conta com os atendimentos do Clínico Geral Dr. Dijon Hosana, nas segundas, terças e quartas-feiras; do Dentista Dr. Fábio Farias, terças e quartas-feiras. No ambulatório do PSF Eduardo Bizarria Mamede (temporariamente instalado nas dependências do Hospital Luís Eduardo Magalhães, na Rua Régis Pacheco) são realizados os atendimentos da Pediatra Dra. Monalisa Tavares, as terças; do Cardiologista Dr.Filemon Jovita, aos sábados; da Ginecologista e Obstetra Dra.Nájla Godoy, as sextas; do Clínico Geral Dr.Diego Cardoso, as terças durante a noite, e o psiquiatra Dr. Luis, aos sábados, de 15 em 15 dias, durante todo o dia.

Visto que Floresta azul está habilitada apenas na Gestão Plena da Atenção Básica, não recebendo recursos para desenvolver ações de média e alta complexidade, como por exemplo, plantões médicos,  atualmente o município conta com plantões médicos as terças, quintas e sextas-feiras à noite e aos sábados, domingos e feriados por 24 horas. 
Toda estrutura para manutenção desses serviços (medicação para urgência/emergência, material de consumo, recursos humanos, técnicos de enfermagem, recepção, serviços gerais, enfermeiros, alimentação e contratação de médicos especialistas como cardiologista, ginecologista, pediatra e cirurgião) é mantida exclusivamente com recursos próprios do município, não havendo contrapartida estadual ou federal. 
Atualmente o município conta com o programa Medicamentos em Casa, onde é realizada a distribuição de mais de 100 medicamentos mensais, além do transporte de pacientes para tratamento em cidades maiores como Ibicaraí e Itabuna.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- O melhor da produção rural da Bahia se encontra em Salvador na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

  ASCOM CAR  Dos chocolates do Litoral Sul aos derivados do licuri do Sisal, das iguarias de umbu do Sertão do São Francisco aos cortes espe...