CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 19 de janeiro de 2014

Mais postos e novos médicos mudam a realidade da saúde em Floresta Azul


Texto e fotos: Antonio Lima
Preocupada em fazer o melhor para a população de Floresta Azul, a prefeita Dra. Sandra Cardoso tem realizado investimentos em melhorias para o município, principalmente o setor de saúde. Entre as principais realizações, na área de saúde, consta a ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), que conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos funcionando com médicos e mais a chegada da Dra. Nídia Barrera Escalona, médica cubana do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.  
A atual administração está construindo um posto de saúde no distrito de Coquinhos (que se encontra em fase final). A prefeita Dra. Sandra Cardoso conseguiu,  junto ao Governo Federal,  recurso da ordem de408 mil reais para a construção de um PSF na Rua São Luiz, no bairro Valencinha, no local da antiga Lavanderia Central. O processo de licitação da obra será dado no mês de fevereiro de 2014.

ATENDIMENTOS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Heleno Brás Magalhães, localizada na Praça Antonio de Ângelo, conta com o atendimento da Dra. Paula Brito durante os dias de segunda, quarta e quinta-feira. A UBS Marcelina Bispo de Oliveira, situada à Rua Edna Matos, conta com os atendimentos do Clínico Geral Dr. Dijon Hosana, nas segundas, terças e quartas-feiras; do Dentista Dr. Fábio Farias, terças e quartas-feiras. No ambulatório do PSF Eduardo Bizarria Mamede (temporariamente instalado nas dependências do Hospital Luís Eduardo Magalhães, na Rua Régis Pacheco) são realizados os atendimentos da Pediatra Dra. Monalisa Tavares, as terças; do Cardiologista Dr.Filemon Jovita, aos sábados; da Ginecologista e Obstetra Dra.Nájla Godoy, as sextas; do Clínico Geral Dr.Diego Cardoso, as terças durante a noite, e o psiquiatra Dr. Luis, aos sábados, de 15 em 15 dias, durante todo o dia.

Visto que Floresta azul está habilitada apenas na Gestão Plena da Atenção Básica, não recebendo recursos para desenvolver ações de média e alta complexidade, como por exemplo, plantões médicos,  atualmente o município conta com plantões médicos as terças, quintas e sextas-feiras à noite e aos sábados, domingos e feriados por 24 horas. 
Toda estrutura para manutenção desses serviços (medicação para urgência/emergência, material de consumo, recursos humanos, técnicos de enfermagem, recepção, serviços gerais, enfermeiros, alimentação e contratação de médicos especialistas como cardiologista, ginecologista, pediatra e cirurgião) é mantida exclusivamente com recursos próprios do município, não havendo contrapartida estadual ou federal. 
Atualmente o município conta com o programa Medicamentos em Casa, onde é realizada a distribuição de mais de 100 medicamentos mensais, além do transporte de pacientes para tratamento em cidades maiores como Ibicaraí e Itabuna.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim do álcool 70%: venda do produto volta a ser proibida no Brasil; entenda motivo

  Fonte InfoMoney Estabelecimentos terão até 30 de abril para esgotar os estoques; produto em gel continua sendo permitido Álcool é muito ut...