CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Ilhéus- Vereadores discutem decréscimo populacional e definem ações para evitar possíveis perdas


ASCOM Câmara de Vereadores de Ilhéus 

De acordo com o IBGE, a estimativa populacional de Ilhéus no ano de 2000 foi de 222.127 pessoas e em 2021 de 157.639 pessoas. Como mostram os números, nos últimos anos houve um decréscimo populacional considerável na cidade. Estes dados foram apresentados em Sessão Ordinária, na Câmara de Ilhéus, por representantes do IBGE, e chamou atenção dos vereadores.


Diante da preocupação com os dados apresentados, aconteceu na última terça-feira (30), uma reunião no Gabinete do Presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), com a presença da Assessoria Jurídica, de José Nazal (ex vice-prefeito de Ilhéus), dos vereadores Sérgio do Amparo (PODEMOS), Tandick Resende (PTB), Alzimário Belmonte - Gurita (PSD), César Porto (PSB) e Ivo Evangelista (Republicanos). 


O presidente Jerbson Moraes já havia chamando atenção para a estimativa, que julga equivocada. “Nos últimos dez anos houve construção de diversos condomínios populares e é visível que a cidade está cada vez mais cheia”, justificou. Diante do exposto, o encontro teve o intuito de discutir como Poder Legislativo pode se envolver e colaborar com o IBGE para melhorar a coleta de dados e buscar soluções para possíveis perdas que o município pode ter devido ao decréscimo populacional apresentado.


Após a discussão, três ações foram definidas. A assessoria jurídica da Câmara irá acompanhar os processos que estão em curso na Justiça Federal sobre os dados populacionais de Ilhéus, referenciados pelo IBGE. O legislativo irá colaborar, em parceria com o Executivo e IBGE, com as demandas provenientes da realização do Censo Demográfico de 2022, como infraestrutura, apoio logístico e informações. Além disso, foi agendada uma próxima reunião a fim de discutir uma possível ação para estancar esta estimativa populacional que está sendo decrescente, prejudicando o município.


O ex vice-prefeito José Nazal explanou que, após a comprovação dos erros que levaram o IBGE a apresentar o decréscimo populacional nos últimos anos, "o município pode entrar com uma ação na justiça para que peça o congelamento da estimativa dessa diminuição dos ilheenses”, disse Nazal. O censo demográfico é uma pesquisa da contagem da população de um determinado território realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Além da contagem de habitantes, o Censo coleta informações sobre as condições de vida das pessoas que residem naquele local, como saúde, educação, moradia e trabalho. Os dados coletados são fundamentais para subsidiar políticas públicas e nortear o planejamento de orçamento do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...