CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Por que é tão caro comprar um carregador de celular original?



Gabriel Francisco Ribeiro
Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto
    Quem consegue comprar um carregador ou cabo original?
    Quem consegue comprar um carregador ou cabo original?
Quem nunca se viu naquele dilema diante da necessidade de comprar um novo cabo ou carregador para o celular: comprar o baratinho, vendido nos comércios populares, ou desembolsar uma fortuna em um original, vendido pelas fabricantes? A diferença de preços é espantosa e incomoda muita gente.
Mas existem motivos para isso --além do lucro das empresas, claro.
Segundo Marcelo Parada, professor do departamento de Engenharia Elétrica da FEI, o controle de qualidade feito pelas marcas graúdas e a garantia que elas precisam oferecer encarecem o produto final. Além disso, elas precisam seguir certas normas de segurança, já que possuem certificação da Anatel:
Tudo envolve custo. Para atingir essas normas, há uma diferença também na construção do aparelho --na isolação que o carregador tem, na qualidade do transformador, em componentes...
Há ainda uma outra questão importante: quanto mais taxado, mais caro o produto será. Ou seja, por estarem submetidos a órgãos governamentais, os carregadores e cabos originais incluem em seu preço os impostos – ao contrário dos "alternativos" do comércio popular. 

Mas carregadores alternativos são tão bons quanto os originais?

Sempre rola um medo de comprar um carregador no comércio popular. Afinal, um produto tão barato em comparação com original pode funcionar bem? Saiba que, na opinião do professor da FEI, nem todos os alternativos são ruins:
Os produtos das grandes marcas em sua maioria vêm da China, de onde também vêm os cabos paralelos. La existem os de boa e os de má qualidade. O ideal é procurar por selos de segurança ou da Anatel, mesmo em alternativos. Podem ser mais caros do que os que não têm, mas teoricamente são melhores

Optou pelo mais barato? Siga essas dicas

Você compra cabos e carregadores originais?

Resultado parcial
Se você não tem condições de comprar os acessórios originais, vale seguir algumas dicas básicas na hora de escolher o produto alternativo, dadas pelo especialista.
O carregador tem um transformador que pega a tensão de sua rede elétrica (110V ou 220V) e converte em uma mais baixa, geralmente de 5V. Já os cabos são pares de fios (geralmente quatro) com isolamentos entre eles. O que determina a qualidade do cabo é a qualidade do isolamento. 
Então, segundo Parada, carregadores costumam dar mais problemas e é mais arriscado optar um não original. Se puder, compre um da fabricante e use com ele um cabo de outra marca --e evite o contrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...