EM CASA

EM CASA

DAHIANA DIVULGAÇÃO

DAHIANA DIVULGAÇÃO

ADAUTO NASCIMENTO

ADAUTO NASCIMENTO

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Feira de Saúde atende centenas de pessoas na UBS do Delfino Guedes, em Ibicaraí

Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Olintho Mattos, no bairro Delfino Guedes (Mutirão), recebeu na manhã da última terça-feira, 16, a primeira Feira de Saúde da nova unidade (inaugurada em outubro desse ano). A ação foi realizada pela Prefeitura de Ibicaraí e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu suporte da equipe da UBS local.

A feira teve início às 8:00h e contou com a presença dos médicos Augusto Cesar Costa da Fonseca e Ricardo Ribas; do enfermeiro Evandro Souza; da técnica de enfermagem Sandra Santos Dantas; dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Ednalva Santana, Magnólia Dias, Maria Lúcia Costa, Sérgio Souza, Vera Lúcia da Silva e Wellington Marques, e o apoio da recepcionista Mayana Vieira e da auxiliar de Serviços Gerais Alessandra.

Durante todo o período da manhã (das 8:00h às 13:00h) os médicos e a equipe de saúde atenderam a população do bairro Delfino Guedes e adjacências e fizeram 33 ultrassonografias; 40 eletrocardiogramas; mais de 200 testes rápidos de Glicemia, HIV e Sífilis, além da aferição de pressão de centenas de pessoas e distribuição de medicamentos específicos com a devida orientação médica. Após os exames as pessoas puderam assistir, em uma das salas da nova UBS,  palestras sobre a prevenção de doenças como o Câncer de Mama e o Câncer de Próstata.

"São ações pontuais de saúde que têm acontecido durante todo o ano nas UBSs locais. Para 2015 pretendemos intensificar essas feiras e mutirões nos bairros e distritos, que tem nos dados resultados positivos. A presença de dois médicos e exames como eletrocardiograma e ultrassonografia motivam os moradores a procurarem o posto de saúde. Digo sempre que é muito melhor prevenir que remediar. Na maioria das vezes o exame de rotina detecta o problema na fase inicial e fica muito mais fácil e barato tratar", disse o secretário de Saúde Pinheiro Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...