CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Projeto de Lei aprovado pela Câmara inclui o “Dia do Jiu-Jitsu” no Calendário oficial de Ilhéus


ASCOM Câmara de Vereadores de Ilhéus 

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei, de autoria do Presidente da Casa Legislativa, o vereador Jerbson Moraes (PSD), que inclui no calendário oficial do município de Ilhéus o Dia do Jiu-Jitsu. A data comemorativa foi estabelecida para 14 de Novembro, em homenagem ao Mestre China, que mudou o cenário desse esporte em Ilhéus.

Segundo justifica o Projeto, a indicação do dia 14 de Novembro para ser comemorado o dia do Jiu-Jitsu deve-se ao mestre Emilio Carlos Da Silva Junior, conhecido como Mestre China, nascido no dia 14 de novembro de 1972, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, considerado por muitas pessoas de descendência asiática, mas que é brasileiro nato, tendo descendência direta dos índios.

 A história de China começou quando a sua insegurança e timidez o levou a fazer aulas de Jiu-Jitsu. Ao iniciar suas primeiras aulas, ele se apaixonou pela arte e decidiu se empenhar, chegou a ter que morar na academia em que trabalhava, dormindo no chão, recebendo o mínimo para pagar uma refeição por dia. 

Emílio passou por Portugal, Rondônia e Rio de Janeiro - no Brasil, até que decidiu residir em Ilhéus, onde constituiu família e fez muitos amigos e alunos, atuando como professor de Jiu-Jitsu. O seu primeiro espaço foi no Clube Social de Ilhéus, depois se mudou para Academia Raiz, e por fim, levou o Jiu-Jitsu para Faculdade de Ilhéus iniciando o projeto de Jiu-Jitsu “Lutando para Viver”, com crianças. Ainda no Município de Ilhéus, Mestre China teve também a oportunidade de atuar como professor de defesa pessoal na Policia Federal.

Segundo o autor do Projeto, Jerbson Moraes, China permaneceu na cidade de Ilhéus por 6 anos, de 2008 a 2012, “tempo suficiente para mudar o cenário desse esporte no Município, além de se tornar um grade exemplo para todos que tiveram a oportunidade de ter o Jiu-Jitsu ensinado por ele”, declarou. 

Durante a sua trajetória, China foi diretor de Arbitragem da Federação Esportiva de Jiu-Jitsu do Mato Grosso do Sul - BR 2013/2014, Referente CBJJ / IBJJF - 2010 -2013 -2014-2015-2018 e Graduado em faixa preta de 4o grau CBJJ e IBJJF desde 2016.

Palestrou em seminários de Jiu-Jitsu desde 2004, em várias cidades do Brasil, bem como em outros países, como, França e Portugal. Atuou como professor em diversas academias do Brasil, com ênfase em Porto Velho e em Ilhéus.

Ao longo da sua trajetória no esporte, Mestre China acumula mais de 25 títulos no Jiu-Jitsu, estando entre eles: 3• lugar no World pro UAEJJF (2016) no Master Black Belt 2/94 kg, 3• lugar no World pro UAEJJF (2019) no faixa preta Master 2/110 kg e Vice Campeão Europeu na faixa preta Master 3 categoria médio da ibjjf (2022).

Atualmente, Emilio reside nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, onde já está há 8 anos, realizando seu sonho de viver do Jiu-Jitsu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...