CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Entrevista com Antonio Jorge ex – diretor do SAAE de Ibicaraí Bahia.


Antonio Jorge Pereira Bonfim,  Ex-Vice Prefeito e ex- diretor do SAAE de Ibicaraí Bahia

Depois da denuncia feita no último dia 21 do corrente mês e ano,  pelo Vereador Tenente Edílson, no seu decurso em seção de abertura de trabalhos, onde ele o tenente disse que na gestão anterior  o SAAE de Ibicaraí arrecadava R$ 76.000,00 (setenta e seis mil reais), e antes do dinheiro chegar ao banco retirava-se 20% (vinte por cento) do montante . Diante desta grave denúncia, afim de buscar esclarecimentos,  este Blog procurou o Sr. Antonio Jorge Pereira Bomfim, que era o diretor da Autarquia na gestão anterior, que nos concedeu um breve entrevista.


Ibicaraí Política – Sr. Antonio Jorge, Vossa Senhoria esteve a frente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do município de Ibicaraí  Bahia,  na gestão  2004 a 2008. quais as dificuldades que o Senhor teve naquela instituição?

Antonio Jorge – Falta de investimentos, o gasto operacional do SAAE é muito grande, fui várias vezes com a prefeita em Salvador na CERB atrás de recursos, vários projetos mandei pra FUNASA e nada. A maior dificuldade foi a falta de recurso. Saiu 3 milhões pra o SAAE de Itajuipe aqui nada, a maior dificuldade foi no ultimo ano com a falta de água, ai a autarquia não consegue cumprir com seus compromissos.

Ibicaraí Política – Comenta-se na cidade que os salários da Autarquia  são os mais altos do município de Ibicaraí, quais os valores de salários por cargo em sua administração?

Antonio Jorge – Todos os salários dos  primeiro escalão são bons, quer dizer dos efetivados, mais com aumento salário mínimo os contratados estão encostando.

Ibicaraí Política – Em sua gestão alguma vez a água ficou amarelada e mal cheirosa?

Antonio Jorge – O SAAE tem um grande problema na época dá estiagem, vazão do luxo diminui, e a água fica com ferro, quando se coloca o cloro ela fica amarelada.

Ibicaraí Política - Como Vossa Senhoria  analisa  a atual administração  do SAAE? 

Antonio Jorge  A diferença de José Dias pra mim, ele mais técnico, reduziu despesas, tem uma boa ajuda dá prefeitura, aumentou as contas de água, diminui a inadimplência, aumentou a arrecadação em mais de 30%-  o SAAE aumentou em mais 35.000 mês a sua arrecadação em relação a minha, isso quer dizer que em 26 meses ele arrecadou mais do que eu, quase uma receita do SAAE de um ano. Mais graças a Deus ele está indo bem e torço para que as condições climáticas continuem boas, são dois anos de muita chuva, e que nunca aconteça o que aconteceu comigo, uma grande estiagem, na época de uma eleição pra prefeito, que Deus dé força e coragem para que ele trabalhe em pró de nossa população.

Ibicaraí Política – Diante da acusação do Tenente Edílson Vieira, que a arrecadação em sua época era de setenta e seis mil reais e que antes do dinheiro  chegar ao banco era desviado 20% (vinte por cento do montante)?

Antonio Jorge – O nosso vereador é meu amigo foi infeliz no seu pronunciamento, era uma noite de festa, e posse do novo presidente, o que eu tenho pra responder é o seguinte. Não tem como retirar 20% de uma autarquia que arrecadava 76.000,000, e folha de pagamento de 50.000,00, energia elétrica de 20.000,00, as retiradas na farmácia estrela eram  feitas pelo tesoureiro, Jorge, e que continua fazendo, para que possa fazer pagamentos dos contratados, nunca fui na farmácia tirar qualquer tipo de retirada, tenho certeza que as pessoas que trabalha com José Dias hoje são as mesma que trabalharam comigo, se tivesse algum desvio de conduta não estariam exercendo as mesmas funções- Jorge tesoureiro- Neto contador. Estou a disposição dá câmara para qualquer esclarecimento.

Ibicaraí Política - Quais os feitos e realizações feitos por Vossa senhoria  a frente da autarquia ? 

Antonio Jorge – O SAAE é uma autarquia com 50 anos de existência, e continua a mesma coisa, precisa de investimentos de mais de 2 milhôes. Fiz o que estava dentro das condições da autarquia, compra de 15 computadores, reforma dá estação de tratamento, aumento de 10% nos salários, 3 mil blocos de pedra para a aumentar a barragem córrego, maquina de imprimir contas modernas, incentivo ao esporte construção de um reservatório elevado no Bairro Bela Vista, contratação de um engenheiro Civil, limpeza dos rios todos os anos, compra de ar condicionados modernos para receber o consumidor, projeto de topografia rede do córrego, compra de 200 hidrômetros, praça em frente a estação, e reforma nos distritos, mudança de tubulação para água ir por gravidade pra o mutirão, enfim tudo aquilo que foi solicitado por William Nogueira, e tivesse dentro das condições do SAAE
Se fazia.

Ibicaraí Política  - Deixe uma mensagem a todos, principalmente ao povo Ibicaraiense.
Antonio Jorge - A vida política é difícil e quem passa por ela sabe, tem um determinado grupo que está louco pra entrar na prefeitura, e tem outro ainda mais determinado a não sair. São coisas dá democracia. Fui vice prefeito de Astor com muito orgulho, estou passando pela vida política mais de cabeça erguida, cheio de cobranças, sempre fui uma pessoa humilde, esta questão quem fez ou deixou de fazer é uma questão do passado, e vamos deixar claro essa coisa de dizer que administração passada pegava dinheiro de SAAE, é pura conversa fiada, pegar dinheiro a onde não tem, política é coisa passageira, quero continuar sendo amigo de Zé Dias, de Lenildo e de todos Ibicarienses, e peço todos os dias a Deus que ilumine este que está ai, ou quem vier depois dele, que olhe pra Ibicarai, olhe pra juventude, a população de Ibicarai não quer muita coisa não, mais um aconchego  é muito importante.Trabalho hoje na área de engenharia e topografia, Que Deus ilumine a todos nós, cordial abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...