CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Ibicaraí - Segunda Caminhada Ecológica levou cerca de 170 aventureiros na Serra da Estância Manacá em Ibicaraí

 


Por Arnold Coelho Jornalista MTB 6446/BA

As escadarias da Igreja Matriz Senhor Deus Menino, na Praça Régis Pacheco, em Ibicaraí, presenciaram no início da manhã de domingo, dia 29 de maio, a ‘união’ de aproximadamente 170 aventureiros de Ibicaraí e alguns participantes de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Feira de Santana, Eunápolis e Salvador, que se reuniram com o propósito de subir andando a Serra da Estância Manacá – na região norte do município – para a Segunda Caminhada Ecológica em favor das matas, montanhas e das mais de 100 nascentes que existem no município.

Depois da bênção do diácono Sandoval Farias, foi feita uma foto para registrar o momento e em seguida os aventureiros se deslocaram para a entrada da cidade, onde foi feita uma segunda foto oficial e na sequência os participantes foram escoltados por uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Subtenente Raniere, que guiou o grupo até o início da caminhada.

A caminhada durou mais de nove horas, por estradas vicinais, trilhas, fazendas e intermináveis ladeiras, até o topo da Serra, culminando na Estância Manacá e contou com a presença de uma ambulância cedida pela Secretaria de Saúde, um carro de apoio ofertando água e frutas e um veículo da Mineradora Cibra, que também disponibilizou água e barrinha de cereais para os participantes da Caminhada.

Na volta os aventureiros pararam na fazenda de Juscelino, irmão de Aroldo Melo, que cedeu o espaço como ponto e apoio, onde foi servido frutas e água para todos os integrantes, que ainda tiveram tempo para caminhar em um trecho de roça de cacau, tomar banho de cachoeira e conhecer uma gruta.

Na parte final os aventureiros ajudaram a plantar 20 mudas de árvores nativas da região, que foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município e ainda puderam se deliciar com um almoço promovido pelos próprios aventureiros. 

O ambientalista Arnold Coelho falou da importância dessas caminhadas e da proximidade do homem urbano com o meio ambiente e da sociedade civil organizada que precisa vivenciar e saber como está e o que é preciso ser feito para proteger as nossas riquezas naturais.

 A Nutricionista Francine Melo fez uma oração de agradecimento a Deus por aquela ação e uma rápida palestra sobre os benefícios de uma alimentação anti-inflamatória.

O Geólogo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Thiago Goncelves, falou um pouco sobre a importância de ações como essa e o belo trabalho que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem feito em Ibicaraí, colocando a cidade em destaque no cenário regional.

A Caminhada foi uma realização da Turma da Caminhada, que contou com a organização de Arnold Coelho e Dominguinhos Original, e o apoio de Lucas Cardoso, Ionaldo Borges, Sandoval Novais, Wiliam Melo, Fábio Valentim, Fredson Santos, Olivério Leal e Epitácio Melo.

Vale ressaltar que a prefeitura de Ibicaraí foi parceira desse evento, cedendo parte dos alimentos e refrigerantes para o almoço, 200 garrafas de água, refrigerantes, veículo de apoio, ambulância e apoio logístico e 10 camisas para o pessoal da organização. 

A Cibra Mineradora disponibilizou um veículo com água e barrinhas de cereais e dois profissionais para falar da Mineradora. O comerciante e vereador Herbert Santana colaborou com 150 reais para a compra de frutas e o vereador Aroldão cedeu o espaço da fazenda para ponto de apoio.

O resto desse dia de aventura fica por conta dos inúmeros depoimentos (fotos e vídeos) dos ‘guerreiros’ que subiram a serra e estão propagando mais essa aventura em suas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...