CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 14 de março de 2022

ILHÉUS- Câmara de Vereadores realiza primeira reunião do ano para discutir melhorias do Transporte público

 



ASCOM Câmara de Vereadores de Ilhéus 

A Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Ilhéus solicitou a primeira reunião do ano com diversos setores a fim de discutir o problema do transporte público da cidade. A reunião aconteceu na última quarta-feira (9), com o presidente Jerbson Moraes (PSD), que abriu a reunião lembrando que a Câmara sempre deu importância à temática, realizando diversas Audiências Públicas em 2021. "Recai sobre nós, vereadores, a responsabilidade do serviço defasado das empresas de ônibus da cidade, porque aqui é a casa do povo, local onde as pessoas reclamam suas dores”, comentou Jerbson.

O vereador e presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Augustão (PT), afirmou que a pandemia da Covid 19 não é mais justificativa para o transporte estar nessa situação, “a população já está vacinada e as aulas presenciais já retornaram”. O parlamentar chamou atenção que a situação da precariedade dos ônibus de Ilhéus afeta outras áreas, como o turismo, “inclusive aos finais de semanas e feriados”, completou o edil.

Os vereadores Alzimário Belmonte - o Gurita (PSD) - e Nerival (PSL), que também compõem a Comissão de Transporte da Câmara estiveram presentes e contestaram questões com os representantes das duas empresas, São Miguel e Viametro. O vereador Nerival questionou o motivo destas não terem retornado ainda o funcionamento de 100% das frotas. Já o vereador Gurita, recordou que a pandemia agravou a defasagem do transporte público e que o Poder Legislativo aprovou diversos requerimentos para a melhoria desse serviço, “mas a articulação tem que ser muito maior que nossos caminhos aqui”, ressaltou o parlamentar. 

A reunião aconteceu no plenário da Câmara e obteve a participação de outros vereadores, como Abraão Oliveira (PDT) que lembrou que a defasagem do transporte em Ilhéus é um tema antigo. Já o vereador Paulo Carqueija (PSD), lembrou das comunidades de Mamoã e Ponta da Tulha, “é um local de fácil acesso e mesmo assim a população está impedida de vir estudar à noite”, destacou Carqueija. A vereadora do PT, Enilda Mendonça, também se fez presente e enfatizou o prejuízo do transporte no setor da educação de Ilhéus, afirmando que “a cidade nunca teve planejamento no transporte e vínhamos apagando o fogo, agora temos um incêndio para apagar. Enquanto procuramos uma solução maior, temos que resolver o incêndio que está acontecendo. O foco dessa reunião é: como é que o aluno que está nos distritos vai chegar à escola, principalmente à noite?", questionou Enilda.


A contrapartida: “As empresas pedem socorro financeiramente”

Os representantes da Viametro e São Miguel compareceram à reunião sobre o Transporte Público e, após ouvir todos os presentes, rebateram as críticas alertando a dificuldade financeira interna que as empresas enfrentam. Em justificativa, o representante da São Miguel, Josemir Dias, disse que “os clandestinos da cidade atrapalham o faturamento”, lembrou também da cidade vizinha: “Itabuna roda com 40 ônibus, menos de 50% comparado a Ilhéus e recebe mais de um milhão de subsídios”, disse Josemir. Preocupado com a situação financeira, ele alertou que a última folha de pagamento vencida há poucos dias só foi capaz de pagar os salários de alguns motoristas, “o sistema hoje está fadado a parar”, alertou Dias. Carlos Alberto, representante da Viametro, corroborou a fala da outra empresa, expondo a alta do diesel que “passou de 3.20 para 6.71 e estamos operando com a mesma tarifa desde 2019”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...