CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 23 de março de 2022

Câmara realiza segunda reunião sobre transporte público e discute retorno integral das frotas de ônibus em Ilhéus

ASCOM Câmara de Vereadores de Ilhéus 

A segunda reunião para discutir o transporte público de Ilhéus aconteceu nesta terça-feira, 22, no plenário da Câmara de Vereadores. O encontro foi realizado pela Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana do Poder Legislativo e foi presidida pelo vereador do PT, Augustão. O objetivo dessa reunião foi discutir o retorno do funcionamento de 100% da frota dos coletivos; bilhete único em todo município; transporte noturno, devido a volta às aulas; transporte aos finais de semana, feriados e para a Zona Rural.


Os dois membros da Comissão de Transporte também estiveram presentes compondo a mesa. Na oportunidade, o vereador Gurita (PSD) lembrou um requerimento aprovado pela Câmara de sua autoria que solicita ao prefeito o destrato com as empresas. Augustão, no entanto, se posicionou contrário à quebra de contrato com as empresas São Miguel e ViaMetro alegando que “a empresa deve apenas cumprir o contrato, porque nós não temos uma empresa alternativa para circular, então quem será penalizada é a população”, concluiu o edil. 


Já o vereador Nerival Reis (PSL), aproveitou a presença do diretor da SUTRAM, Coronel Serpa, para questioná-lo sobre os passes de ônibus para os policiais, “eles não usam mais o passe livre?”. Em resposta ao edil, o coronel informou que o Estado paga, agora, um auxílio transporte no contracheque dos policiais.


AUSÊNCIA DE REPRESENTANTES DAS EMPRESAS 


A segunda reunião do transporte público deste ano aconteceu sem a presença de representantes das empresas São Miguel e ViaMetro, contando com a presença do diretor da SUTRAM, Coronel Serpa, e da professora Especialista em Mobilidade Urbana, a Peolla Paula Stein. 


Em sua fala, o diretor da SUTRAM comentou sobre o 100% da frota, explicando o motivo da SUTRAM não poder fazer nenhuma notificação: “estamos em cima de um acordo judicial junto com a questão da pandemia e o acordo anterior é que elas operassem com no mínimo 85% e hoje elas atuam com 87%, então estão cumprindo o acordo”, explicou o Coronel Serpa. A professora Peolla Stein por sua vez, chamou atenção que o destrato com as empresas não é o melhor caminho para resolver a situação “se vocês acharem outra empresa será um sucesso, mas ela se manter é um milagre”, enfatizou a professora.


A próxima reunião sobre o transporte público de Ilhéus acontecerá no dia 30 de março com proposições definitivas para encaminhar ao Poder Executivo. Este último encontro contará com a presença do Presidente da Casa, Jerbson Moraes (PSD), e o prefeito Mário Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...